Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFranco, Vitor Lucas de Menezes-
dc.date.accessioned2022-02-03T19:01:01Z-
dc.date.available2022-02-03T19:01:01Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationFRANCO, Vitor Lucas de Menezes. Problema de Transporte: Roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de laticínios do triângulo mineiro. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34043-
dc.description.abstractIn an increasingly globalized world and with its production processes becoming more and more interconnected, the proper collection and analysis of data concerning logistic costs and expenses becomes a competitive advantage for organizations, taking into account that such disbursements represent impacts considerable in the financial results of institutions that need to transport their manufactured products. Related to the above, the study in question seeks to collect and analyze data regarding the distribution of finished products in an industry operating in the dairy sector and located in the Minas triangle. For comparative means, two quantitative analysis models were structured, a first traditional model of the Vehicle Routing Problem, covering all conventional restrictions except the time window, which is not observed in the restrictions faced by the company, and a second simplified model, which returns a satisfactory result in a considerably less time frame and supporting a larger input data capacity. For both cases, homogeneous fleets belonging to the studied company were considered, with the warehouses having deterministic demands and as a result of this study, the best routes to be taken to meet the respective demands of the warehouses together with the time taken to obtain the functions are presented. objectives in each model, using as a focus criterion the shortest possible distance between courses.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectRoteamento de veículospt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectGurobipt_BR
dc.titleProblema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiropt_BR
dc.title.alternativeTransportation problem: vehicle routing applied in an industry in the dairy sector of the Triângulo Mineiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Jorge von Atzingen dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410013913891248pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Eugênio Pacceli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967500107924242pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Hebert Roberto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7602509850400929pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo cada vez mais globalizado e com seus processos produtivos se tornando mais e mais interconectados, a coleta e análise adequada dos dados concernentes aos custos e despesas logísticas se tornam um diferencial competitivo para as organizações, levando em conta que, tais desembolsos representam impactos consideráveis nos resultados financeiros de instituições que necessitam transportar os seus produtos manufaturados. O estudo desenvolvido neste trabalho de conclusão de curso buscou coletar e analisar os dados referentes à distribuição de produto acabado em uma indústria atuante no setor de laticínios e que está localizada no triângulo mineiro. Para meios comparativos, foram estruturados dois modelos de análise quantitativa, um primeiro modelo tradicional do Problema de Roteamento de Veículos, abrangendo todas as restrições convencionais exceto a de janela de tempo, que não é observada nas restrições enfrentadas pela companhia, e um segundo modelo simplificado, que retorna um resultado satisfatório em um espaço de tempo consideravelmente menor e suportando uma capacidade maior de dados de entrada. Para ambos os casos foram consideradas frotas homogêneas e próprias da companhia estudada, com os depósitos possuindo demandas determinísticas e como resultado deste estudo são apresentadas as melhores rotas a serem percorridas para atender as respectivas demandas dos depósitos em conjunto com o tempo desprendido para obtenção das funções objetivos em cada modelo, valendo-se como critério foco a menor distância possível entre os percursos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
dc.orcid.putcode107616335-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProblemaTransporteRoteirização.pdfTCC2.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.