Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34043
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2612-1874 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Problema de transporte: roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de latícinios do triângulo mineiro |
Título (s) alternativo (s): | Transportation problem: vehicle routing applied in an industry in the dairy sector of the Triângulo Mineiro |
Autor: | Franco, Vitor Lucas de Menezes |
Primer orientador: | Reis, Jorge von Atzingen dos |
Primer miembro de la banca: | Costa, Eugênio Pacceli |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Hebert Roberto da |
Resumen: | Em um mundo cada vez mais globalizado e com seus processos produtivos se tornando mais e mais interconectados, a coleta e análise adequada dos dados concernentes aos custos e despesas logísticas se tornam um diferencial competitivo para as organizações, levando em conta que, tais desembolsos representam impactos consideráveis nos resultados financeiros de instituições que necessitam transportar os seus produtos manufaturados. O estudo desenvolvido neste trabalho de conclusão de curso buscou coletar e analisar os dados referentes à distribuição de produto acabado em uma indústria atuante no setor de laticínios e que está localizada no triângulo mineiro. Para meios comparativos, foram estruturados dois modelos de análise quantitativa, um primeiro modelo tradicional do Problema de Roteamento de Veículos, abrangendo todas as restrições convencionais exceto a de janela de tempo, que não é observada nas restrições enfrentadas pela companhia, e um segundo modelo simplificado, que retorna um resultado satisfatório em um espaço de tempo consideravelmente menor e suportando uma capacidade maior de dados de entrada. Para ambos os casos foram consideradas frotas homogêneas e próprias da companhia estudada, com os depósitos possuindo demandas determinísticas e como resultado deste estudo são apresentadas as melhores rotas a serem percorridas para atender as respectivas demandas dos depósitos em conjunto com o tempo desprendido para obtenção das funções objetivos em cada modelo, valendo-se como critério foco a menor distância possível entre os percursos. |
Abstract: | In an increasingly globalized world and with its production processes becoming more and more interconnected, the proper collection and analysis of data concerning logistic costs and expenses becomes a competitive advantage for organizations, taking into account that such disbursements represent impacts considerable in the financial results of institutions that need to transport their manufactured products. Related to the above, the study in question seeks to collect and analyze data regarding the distribution of finished products in an industry operating in the dairy sector and located in the Minas triangle. For comparative means, two quantitative analysis models were structured, a first traditional model of the Vehicle Routing Problem, covering all conventional restrictions except the time window, which is not observed in the restrictions faced by the company, and a second simplified model, which returns a satisfactory result in a considerably less time frame and supporting a larger input data capacity. For both cases, homogeneous fleets belonging to the studied company were considered, with the warehouses having deterministic demands and as a result of this study, the best routes to be taken to meet the respective demands of the warehouses together with the time taken to obtain the functions are presented. objectives in each model, using as a focus criterion the shortest possible distance between courses. |
Palabras clave: | Pesquisa operacional Logística Roteamento de veículos Modelagem matemática Gurobi |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FRANCO, Vitor Lucas de Menezes. Problema de Transporte: Roteirização de veículos aplicada em uma indústria no ramo de laticínios do triângulo mineiro. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34043 |
Fecha de defensa: | 5-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProblemaTransporteRoteirização.pdf | TCC | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.