Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34040
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4347-7955 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Construção de conceitos de cinemática utilizando TDIC |
Autor(es): | Lemes, Thiago Oliveira Paim |
Primeiro orientador: | Kagimura, Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Arantes, Alessandra Riposati |
Segundo membro da banca: | Iwamoto, Wellington Akira |
Resumo: | Os conceitos básicos de aceleração, velocidade, posição e deslocamento, associados à cinemática, são extremamente importantes para a compreensão de situações cotidianas pelos estudantes, assim como são conhecimentos base para inúmeras outras áreas da Física. Tomando como base estes aspectos e a dimensão da importância do aprendizado em cinemática para o Ensino de Física, este trabalho traz uma proposta de abordagem desse tópico por meio do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Partindo da pesquisa-ação como metodologia, aplicou-se uma série de atividades a estudantes do 1° ano do Ensino Médio, utilizando-se de simulações e experimentos virtuais nas aulas com o objetivo de investigar se esse tipo de abordagem seria capaz de promover a aprendizagem significativa de alguns conceitos iniciais da cinemática, principalmente velocidade e de aceleração. Apoiando-se nos conceitos da aprendizagem significativa de Ausubel, as atividades focadas principalmente na resolução de problemas e na experimentação virtual, indicam que os estudantes podem construir de forma significativa os conceitos básicos, além de desenvolverem aspectos atitudinais relacionados à autonomia. |
Abstract: | The basic concepts of acceleration, velocity, position and displacement, space, related to kinematics, are extremely important for understanding this specific topic of physics in a daily student life, as well they are crucial for students to understand countless other situations in the study of this science. Based on these aspects and the importance of learning in kinematics for the teaching of Physics, this work presents a proposal to approach this topic through the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). Based on action research as a methodology, a series of activities was applied to 1st year high school students, using simulations and virtual experiments in class, seeking to investigate whether this type of approach would be able to promote meaningful learning of some initial concepts of kinematics, mainly velocity and acceleration. Based on Ausubel concepts of meaningful learning, the activities focused mainly on problem solving and virtual experimentation showed that students were able to significantly build the basic concepts, in addition to developing attitudinal aspects related to autonomy. |
Palavras-chave: | Ensino de Física Physics teaching Aprendizagem significativa Meaningful learning Tecnologia Technology Cinemática Kinematics |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LEMES, Thiago Oliveira Paim. Construção de conceitos de cinemática utilizando TDIC. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34040 |
Data de defesa: | 5-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstruçãoConceitosCinemática.pdf | TCC | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.