Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLemes, Thiago Oliveira Paim-
dc.date.accessioned2022-02-03T18:41:20Z-
dc.date.available2022-02-03T18:41:20Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationLEMES, Thiago Oliveira Paim. Construção de conceitos de cinemática utilizando TDIC. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34040-
dc.description.abstractThe basic concepts of acceleration, velocity, position and displacement, space, related to kinematics, are extremely important for understanding this specific topic of physics in a daily student life, as well they are crucial for students to understand countless other situations in the study of this science. Based on these aspects and the importance of learning in kinematics for the teaching of Physics, this work presents a proposal to approach this topic through the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC). Based on action research as a methodology, a series of activities was applied to 1st year high school students, using simulations and virtual experiments in class, seeking to investigate whether this type of approach would be able to promote meaningful learning of some initial concepts of kinematics, mainly velocity and acceleration. Based on Ausubel concepts of meaningful learning, the activities focused mainly on problem solving and virtual experimentation showed that students were able to significantly build the basic concepts, in addition to developing attitudinal aspects related to autonomy.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.titleConstrução de conceitos de cinemática utilizando TDICpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Kagimura, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166460153649533pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.referee2Iwamoto, Wellington Akira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3774693235183519pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs conceitos básicos de aceleração, velocidade, posição e deslocamento, associados à cinemática, são extremamente importantes para a compreensão de situações cotidianas pelos estudantes, assim como são conhecimentos base para inúmeras outras áreas da Física. Tomando como base estes aspectos e a dimensão da importância do aprendizado em cinemática para o Ensino de Física, este trabalho traz uma proposta de abordagem desse tópico por meio do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Partindo da pesquisa-ação como metodologia, aplicou-se uma série de atividades a estudantes do 1° ano do Ensino Médio, utilizando-se de simulações e experimentos virtuais nas aulas com o objetivo de investigar se esse tipo de abordagem seria capaz de promover a aprendizagem significativa de alguns conceitos iniciais da cinemática, principalmente velocidade e de aceleração. Apoiando-se nos conceitos da aprendizagem significativa de Ausubel, as atividades focadas principalmente na resolução de problemas e na experimentação virtual, indicam que os estudantes podem construir de forma significativa os conceitos básicos, além de desenvolverem aspectos atitudinais relacionados à autonomia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.orcid.putcode107616844-
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstruçãoConceitosCinemática.pdfTCC1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.