Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-5939-9752 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID |
Título(s) alternativo(s): | The history of Bhaskara's form: a study based on an experience in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program |
Autor(es): | Santana, Matheus Martins |
Primeiro orientador: | Oliveira, Cristiane Coppe de |
Primeiro membro da banca: | Marim, Vlademir |
Segundo membro da banca: | Pires, Rogério Fernando |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso, oriundo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, é um relato que se iniciou a partir de uma experiência vivenciada pelo pesquisador no subprojeto PIBID Matemática/UFU no ano de 2017. O objetivo desse trabalho é compartilhar/refletir acerca da experiência vivenciada pelo pesquisador, a partir de uma proposta aplicada em sala de aula (Júri Simulado), no contexto do subprojeto. Na metodologia da pesquisa, buscamos trabalhos científicos relacionados à linha de pesquisa História da Educação Matemática, no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Pretende-se fazer uma breve análise e reflexão das contribuições da utilização da História da Matemática, como recurso didático para o ensino de equações, relacionando-a com a proposta do Júri Simulado. Na implementação da proposta, realizou-se uma socialização da fórmula geral para resoluções de equações de segundo grau, iniciando-se com uma investigação em textos propostos pelo professor de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG, a fim de averiguar se a fórmula era ou não de autoria de Bhaskara e a origem dela, culminando com a socialização das conclusões dos estudantes da referida escola, por meio de um Júri Simulado. Por um lado, com base nas potencialidades sobre a utilização da história como recurso didático ponderadas por Antonio Miguel e elencadas por Denise Benino em seus trabalhos, relacionou-se algumas potencialidades a partir da experiência vivenciada no PIBID. Por outro lado, por meio de reflexões sobre a pesquisa de Alessandro Ribeiro, elencou-se elementos sobre a utilização do recurso história para o ensino de equações. O estudo mostrou que a proposta do Júri Simulado trouxe contribuições tanto para a formação de futuros professores de matemática quanto para os estudantes da escola envolvidos na proposta, no contexto do PIBID. Espera-se que essa pesquisa possa fomentar novas investigações no campo da formação de professores de matemática, das ações do PIBID e da História da Matemática no ensino de equações. |
Palavras-chave: | PIBID História da Matemática History of mathematics Ensino de equações Teaching equations Júri simulado Mock jury |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SANTANA, Matheus Martins. A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir e uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020 |
Data de defesa: | 7-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HistóriaFórmulaBhaskara.pdf | TCC | 943.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons