Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Matheus Martins | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T17:48:11Z | - |
dc.date.available | 2022-01-28T17:48:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Matheus Martins. A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir e uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020 | - |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | History of mathematics | pt_BR |
dc.subject | Ensino de equações | pt_BR |
dc.subject | Teaching equations | pt_BR |
dc.subject | Júri simulado | pt_BR |
dc.subject | Mock jury | pt_BR |
dc.title | A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID | pt_BR |
dc.title.alternative | The history of Bhaskara's form: a study based on an experience in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Cristiane Coppe de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marim, Vlademir | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8618346653372477 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pires, Rogério Fernando | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9505774573643522 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso, oriundo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, é um relato que se iniciou a partir de uma experiência vivenciada pelo pesquisador no subprojeto PIBID Matemática/UFU no ano de 2017. O objetivo desse trabalho é compartilhar/refletir acerca da experiência vivenciada pelo pesquisador, a partir de uma proposta aplicada em sala de aula (Júri Simulado), no contexto do subprojeto. Na metodologia da pesquisa, buscamos trabalhos científicos relacionados à linha de pesquisa História da Educação Matemática, no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Pretende-se fazer uma breve análise e reflexão das contribuições da utilização da História da Matemática, como recurso didático para o ensino de equações, relacionando-a com a proposta do Júri Simulado. Na implementação da proposta, realizou-se uma socialização da fórmula geral para resoluções de equações de segundo grau, iniciando-se com uma investigação em textos propostos pelo professor de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG, a fim de averiguar se a fórmula era ou não de autoria de Bhaskara e a origem dela, culminando com a socialização das conclusões dos estudantes da referida escola, por meio de um Júri Simulado. Por um lado, com base nas potencialidades sobre a utilização da história como recurso didático ponderadas por Antonio Miguel e elencadas por Denise Benino em seus trabalhos, relacionou-se algumas potencialidades a partir da experiência vivenciada no PIBID. Por outro lado, por meio de reflexões sobre a pesquisa de Alessandro Ribeiro, elencou-se elementos sobre a utilização do recurso história para o ensino de equações. O estudo mostrou que a proposta do Júri Simulado trouxe contribuições tanto para a formação de futuros professores de matemática quanto para os estudantes da escola envolvidos na proposta, no contexto do PIBID. Espera-se que essa pesquisa possa fomentar novas investigações no campo da formação de professores de matemática, das ações do PIBID e da História da Matemática no ensino de equações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 42 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 107249833 | - |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
HistóriaFórmulaBhaskara.pdf | TCC | 943.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License