Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantana, Matheus Martins-
dc.date.accessioned2022-01-28T17:48:11Z-
dc.date.available2022-01-28T17:48:11Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.citationSANTANA, Matheus Martins. A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir e uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subjectEnsino de equaçõespt_BR
dc.subjectTeaching equationspt_BR
dc.subjectJúri simuladopt_BR
dc.subjectMock jurypt_BR
dc.titleA história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBIDpt_BR
dc.title.alternativeThe history of Bhaskara's form: a study based on an experience in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Programpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.contributor.referee1Marim, Vlademir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9505774573643522pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso, oriundo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, é um relato que se iniciou a partir de uma experiência vivenciada pelo pesquisador no subprojeto PIBID Matemática/UFU no ano de 2017. O objetivo desse trabalho é compartilhar/refletir acerca da experiência vivenciada pelo pesquisador, a partir de uma proposta aplicada em sala de aula (Júri Simulado), no contexto do subprojeto. Na metodologia da pesquisa, buscamos trabalhos científicos relacionados à linha de pesquisa História da Educação Matemática, no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Pretende-se fazer uma breve análise e reflexão das contribuições da utilização da História da Matemática, como recurso didático para o ensino de equações, relacionando-a com a proposta do Júri Simulado. Na implementação da proposta, realizou-se uma socialização da fórmula geral para resoluções de equações de segundo grau, iniciando-se com uma investigação em textos propostos pelo professor de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG, a fim de averiguar se a fórmula era ou não de autoria de Bhaskara e a origem dela, culminando com a socialização das conclusões dos estudantes da referida escola, por meio de um Júri Simulado. Por um lado, com base nas potencialidades sobre a utilização da história como recurso didático ponderadas por Antonio Miguel e elencadas por Denise Benino em seus trabalhos, relacionou-se algumas potencialidades a partir da experiência vivenciada no PIBID. Por outro lado, por meio de reflexões sobre a pesquisa de Alessandro Ribeiro, elencou-se elementos sobre a utilização do recurso história para o ensino de equações. O estudo mostrou que a proposta do Júri Simulado trouxe contribuições tanto para a formação de futuros professores de matemática quanto para os estudantes da escola envolvidos na proposta, no contexto do PIBID. Espera-se que essa pesquisa possa fomentar novas investigações no campo da formação de professores de matemática, das ações do PIBID e da História da Matemática no ensino de equações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode107249833-
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HistóriaFórmulaBhaskara.pdfTCC943.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons