Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5939-9752
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir de uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Título (s) alternativo (s): The history of Bhaskara's form: a study based on an experience in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
Autor: Santana, Matheus Martins
Primer orientador: Oliveira, Cristiane Coppe de
Primer miembro de la banca: Marim, Vlademir
Segundo miembro de la banca: Pires, Rogério Fernando
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso, oriundo do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Pontal, é um relato que se iniciou a partir de uma experiência vivenciada pelo pesquisador no subprojeto PIBID Matemática/UFU no ano de 2017. O objetivo desse trabalho é compartilhar/refletir acerca da experiência vivenciada pelo pesquisador, a partir de uma proposta aplicada em sala de aula (Júri Simulado), no contexto do subprojeto. Na metodologia da pesquisa, buscamos trabalhos científicos relacionados à linha de pesquisa História da Educação Matemática, no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Pretende-se fazer uma breve análise e reflexão das contribuições da utilização da História da Matemática, como recurso didático para o ensino de equações, relacionando-a com a proposta do Júri Simulado. Na implementação da proposta, realizou-se uma socialização da fórmula geral para resoluções de equações de segundo grau, iniciando-se com uma investigação em textos propostos pelo professor de uma escola pública da cidade de Ituiutaba/MG, a fim de averiguar se a fórmula era ou não de autoria de Bhaskara e a origem dela, culminando com a socialização das conclusões dos estudantes da referida escola, por meio de um Júri Simulado. Por um lado, com base nas potencialidades sobre a utilização da história como recurso didático ponderadas por Antonio Miguel e elencadas por Denise Benino em seus trabalhos, relacionou-se algumas potencialidades a partir da experiência vivenciada no PIBID. Por outro lado, por meio de reflexões sobre a pesquisa de Alessandro Ribeiro, elencou-se elementos sobre a utilização do recurso história para o ensino de equações. O estudo mostrou que a proposta do Júri Simulado trouxe contribuições tanto para a formação de futuros professores de matemática quanto para os estudantes da escola envolvidos na proposta, no contexto do PIBID. Espera-se que essa pesquisa possa fomentar novas investigações no campo da formação de professores de matemática, das ações do PIBID e da História da Matemática no ensino de equações.
Palabras clave: PIBID
História da Matemática
History of mathematics
Ensino de equações
Teaching equations
Júri simulado
Mock jury
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTANA, Matheus Martins. A história da fórmula de Bhaskara: um estudo a partir e uma experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34020
Fecha de defensa: 7-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
HistóriaFórmulaBhaskara.pdfTCC943.64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons