Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33996
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Metodologia para Treinamento em Mamografia Utilizando Técnicas de Realidade Virtual |
Título(s) alternativo(s): | Methodology for Training in Mammography Using Virtual Reality Techniques |
Autor(es): | Silva, Paulo Camargos |
Primeiro orientador: | Patrocinio, Ana Claudia |
Primeiro coorientador: | Cardoso, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Patrocinio, Ana Claudia |
Segundo membro da banca: | Resende Mattioli, Leandro |
Terceiro membro da banca: | Lemos Debs, Cecilia |
Quarto membro da banca: | Barbosa Soare, Alcimar |
Resumo: | O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, afetando 2,09 milhões de pessoas no mundo e a quinta principal causa de morte segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Como forma de controle, a mamografia é mundialmente considerada o exame padrão para astreamento e diagnóstico da doença. Os profissionais técnicos em mamografia exercem um papel fundamental no momento de realização do exame, pois atuam diretamente no pro cesso de aquisição. Desta forma, a aplicação correta das técnicas afeta diretamente o resultado e qualidade do exame mamográfico. Este trabalho propõe uma metodologia para treinamento visando a mitigação da defasagem do treinamento inicial e contínuo de estudantes em técnicas de mamografia. A metodologia é composta por um módulo gamificado com técnicas de Realidade Virtual (RV) e um módulo de questionários (quiz) para auxiliar no gerenciamento do treinamento. O Módulo de Gerenciamento e Questionário fornece insumos e auxilia no gerenciamento do treinamento. O Módulo Gamificado é composto por uma sala de mamografia virtual de alta fidelidade gráfica. O ambiente virtual foi desenvolvido para permitir a fácil ampliação do escopo de treinamento com novos níveis (fases). Por fim, os módulos são comparados com soluções existentes na literatura. Em comparação com outros trabalhos, esse trabalho une atributos encontrados esparsamente em outros sistemas, como gamificação, extensibilidade e RV. Entretanto, um estudo com usuários deverá ser realizado para mensurar e validar a usabilidade do sistema e efetividade da metodologia apresentada no treinamento. |
Abstract: | Breast cancer is the most common type among women, affecting 2.09 million people worldwide and the fifth leading cause of death according to the Pan American Health Organization (PAHO). As a form of control, mammography is considered the standard exam for screening and diagnosing the disease worldwide. Technical professionals in mammography play a fundamental role when performing the exam, as they act directly in the acquisition process. Thus, the correct application of the techniques directly affects the result and quality of the mammographic exam. This work proposes a training methodology aimed at mitigating the gap between the initial and continuous training of students in mammography techniques. The methodology consists of a gamified module with Virtual Reality (VR) techniques and a quiz module to assist in training management. The Management and Questionnaire Module provides input and assists in training management. The Gamified Module is composed of a high-fidelity graphical virtual mammography room. The virtual environment was developed to allow easy expansion of the training scope with new levels (phases). Finally, the modules are compared with existing solutions in the literature. In comparison with other works, this work unites attributes found sparsely in other systems, such as gamification, extensibility and VR. However, a study with users must done to measure and validate the usability of the system and the effectiveness of the methodology presented in the training. |
Palavras-chave: | Treinamento Mamografia Realidade Virtual Gamificação Recurso Educacional Aberto |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA |
Assunto: | Engenharia biomédica Mamografia Realidade virtual |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica |
Referência: | SILVA, Paulo Camargos. Metodologia para treinamento em mamografia utilizando técnicas de realidade virtual. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.615. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.615 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33996 |
Data de defesa: | 30-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Biomédica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MetodologiaTreinamentoMamografia.pdf | 17.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons