Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33996
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Paulo Camargos-
dc.date.accessioned2022-01-24T14:53:14Z-
dc.date.available2022-01-24T14:53:14Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Camargos. Metodologia para treinamento em mamografia utilizando técnicas de realidade virtual. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.615.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33996-
dc.description.abstractBreast cancer is the most common type among women, affecting 2.09 million people worldwide and the fifth leading cause of death according to the Pan American Health Organization (PAHO). As a form of control, mammography is considered the standard exam for screening and diagnosing the disease worldwide. Technical professionals in mammography play a fundamental role when performing the exam, as they act directly in the acquisition process. Thus, the correct application of the techniques directly affects the result and quality of the mammographic exam. This work proposes a training methodology aimed at mitigating the gap between the initial and continuous training of students in mammography techniques. The methodology consists of a gamified module with Virtual Reality (VR) techniques and a quiz module to assist in training management. The Management and Questionnaire Module provides input and assists in training management. The Gamified Module is composed of a high-fidelity graphical virtual mammography room. The virtual environment was developed to allow easy expansion of the training scope with new levels (phases). Finally, the modules are compared with existing solutions in the literature. In comparison with other works, this work unites attributes found sparsely in other systems, such as gamification, extensibility and VR. However, a study with users must done to measure and validate the usability of the system and the effectiveness of the methodology presented in the training.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/us/*
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectMamografiapt_BR
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectRecurso Educacional Abertopt_BR
dc.titleMetodologia para Treinamento em Mamografia Utilizando Técnicas de Realidade Virtualpt_BR
dc.title.alternativeMethodology for Training in Mammography Using Virtual Reality Techniquespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045pt_BR
dc.contributor.advisor1Patrocinio, Ana Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7277318969645668pt_BR
dc.contributor.referee1Patrocinio, Ana Claudia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7277318969645668pt_BR
dc.contributor.referee2Resende Mattioli, Leandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4071035290463293pt_BR
dc.contributor.referee3Lemos Debs, Cecilia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8413282196819819pt_BR
dc.contributor.referee4Barbosa Soare, Alcimar-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9801031941805250pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6366382853196808pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, afetando 2,09 milhões de pessoas no mundo e a quinta principal causa de morte segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Como forma de controle, a mamografia é mundialmente considerada o exame padrão para astreamento e diagnóstico da doença. Os profissionais técnicos em mamografia exercem um papel fundamental no momento de realização do exame, pois atuam diretamente no pro cesso de aquisição. Desta forma, a aplicação correta das técnicas afeta diretamente o resultado e qualidade do exame mamográfico. Este trabalho propõe uma metodologia para treinamento visando a mitigação da defasagem do treinamento inicial e contínuo de estudantes em técnicas de mamografia. A metodologia é composta por um módulo gamificado com técnicas de Realidade Virtual (RV) e um módulo de questionários (quiz) para auxiliar no gerenciamento do treinamento. O Módulo de Gerenciamento e Questionário fornece insumos e auxilia no gerenciamento do treinamento. O Módulo Gamificado é composto por uma sala de mamografia virtual de alta fidelidade gráfica. O ambiente virtual foi desenvolvido para permitir a fácil ampliação do escopo de treinamento com novos níveis (fases). Por fim, os módulos são comparados com soluções existentes na literatura. Em comparação com outros trabalhos, esse trabalho une atributos encontrados esparsamente em outros sistemas, como gamificação, extensibilidade e RV. Entretanto, um estudo com usuários deverá ser realizado para mensurar e validar a usabilidade do sistema e efetividade da metodologia apresentada no treinamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Biomédicapt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.615pt_BR
dc.crossref.doibatchid1835ffa8-583e-43fd-b5bd-10dabdae6d7c-
dc.subject.autorizadoEngenharia biomédicapt_BR
dc.subject.autorizadoMamografiapt_BR
dc.subject.autorizadoRealidade virtualpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Biomédica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MetodologiaTreinamentoMamografia.pdf17.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons