Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33993
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4387-3077 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2024-01-20 |
Título: | O ator e o curinga no teatro de Augusto Boal: do Teatro de Arena de São Paulo ao Centro de Teatro do Oprimido-Rio (1956-1989) |
Título(s) alternativo(s): | The actor and the joker in Augusto Boal’s theater: from the Arena Theater of São Paulo to the Centre for the Theater of the Oppressed-Rio (1956-1989) |
Autor(es): | Fiuza, Sandra Alves |
Primeiro orientador: | Paranhos, Kátia Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto |
Segundo membro da banca: | Silva, Narciso Larangeira Telles |
Terceiro membro da banca: | Nosella, Berilo Luigi Deiró |
Quarto membro da banca: | Bezerra, José Denis de Oliveira |
Resumo: | Esta tese propõe a análise do ator e do curinga na trajetória do teatrólogo Augusto Boal a partir de uma abordagem histórica. O objetivo principal é compreender as diferenças e os traços de continuidade entre o trabalho do ator, do ator-curinga (o ator desvinculado do personagem) e do narrador curinga do Teatro de Arena de São Paulo, e entre esses e o curinga do Teatro do Oprimido. Nesse sentido, o argumento principal sustentado é o de que as experiências de formação e do trabalho do ator no interior de uma organização de trabalho coletivo específica vivenciadas no Teatro de Arena, e da posterior diluição e popularização da atividade do diretor nas práticas do Teatro do Oprimido, foram condensadas respectivamente nas formas do ator curinga do Teatro de Arena e do curinga do Teatro do Oprimido. O entendimento dos deslocamentos feitos em direção à não especialização da atividade do ator na prática teatral boalina compõem parte significativa das análises desse trabalho. Mediante as reflexões dos participantes do Teatro de Arena de São Paulo acerca do seu trabalho, busca-se evidenciar as práticas oposicionistas em relação ao ator do teatro de ator — do star system — e ao estilo de interpretação do Teatro Brasileiro de Comédia. Ao seguir o fio das incorporações “seletivas” na constituição da performance do ator do Teatro de Arena no contexto de engajamento político teatral dos anos 1960, procura-se mostrar o diálogo com o ator compère, uma convenção revisteira; com o narrador, o cantador dos folhetos do Nordeste; e com o ator brechtiano, que ao representar mostra a personagem, atuando como um narrador/comentador. Além disso, a tese interpreta as memórias de atores amadores, animadores culturais e curingas do Teatro do Oprimido acerca das suas experiências de trabalho durante a participação no projeto da Fábrica de Teatro Popular, em 1986, e no processo de fundação do Centro do Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro, em 1989, e busca compreender a atuação desses artistas e as novas configurações do teatro político praticado por Boal e sua trupe no contexto da redemocratização nos anos 1980. |
Abstract: | The purpose of this thesis is to analyze the actor and the joker in the trajectory of the theatrologist Augusto Boal from a historical approach. The main goal is to understand the differences and traces of continuity between the work of the actor, the joker-actor (the actor disconnection from the character) and the narrator joker of Arena Theater of São Paulo, and also between them and the joker from the Theater of the Oppressed. The main argument is that the actor’s training and work experiences within a specific collective work organization in the Arena Theater and the later dilution and popularization of the director's activity in the Theater of the Oppressed practices were respectively condensed in the joker-actor from the Arena Theater and the joker from the Theater of the Oppressed. The understanding of the movements made towards the non-specialization of the actor’s activity in Boal’s theatrical practice is a significant part of this thesis’s analyses. Through the reflections made by the participants of the Arena Theater of São Paulo about their work, it seeks to highlights the oppositional practices regarding the theater actor — from star system — and the performing style of the Brazilian Comedy Theater (TBC). By following the thread of the “selective” incorporations in the constitution of the actor’s performance at the theatrical political engagement of the 1960s, this thesis attempts to present a dialogue between the compère actor, a teatro de revista convention; the narrator, the Brazilian North-eastern pamphlets poet singer (cantador de folhetos); and the Brechtian actor, who presents the character on stage, acting as a narrator/commentator. In addition, this thesis interprets the memories of amateur actors, cultural animators, and jokers from the Theater of the Oppressed about their work experiences during their participation in the Brazilian Popular Theater Factory project (Fábrica de Teatro Popular), in 1986, and in the foundation process of the Theater of the Oppressed Centre in Rio de Janeiro, in 1989, and seek to understand these artists’ acting, and the political theater new configurations practiced by Boal and his troupe during redemocratization in the 1980s. |
Palavras-chave: | Augusto Boal Teatro de Arena CTO-Rio Ator Curinga Teatro-fórum Arena Theater of Sao paulo joker Frorum theather |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Assunto: | História Boal, Augusto, 1931-2009 - Crítica e interpretação Teatro de Arena (São Paulo, SP) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Referência: | FIUZA, Sandra Alves. O ator e o curinga no teatro de Augusto Boal: do Teatro de Arena de São Paulo ao Centro de Teatro do Oprimido – Rio (1956-1989). 2021. 358 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de História, Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.496. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.496 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33993 |
Data de defesa: | 8-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | TESE - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AtorCuringaTeatroBoal.pdf | Tese | 6.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.