Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33945
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Término do embargo: | 2022-01-13 |
Título: | Memorial acadêmico e ludicidade na formação em pedagogia: dialogo e reflexões |
Autor(es): | Oliveira, Maria José Sousa de |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz |
Primeiro membro da banca: | Duarte, Fernanda |
Segundo membro da banca: | Miyoshi, Simone |
Resumo: | O brincar é uma necessidade básica da criança, com benefícios em vários aspectos, estimulando o potencial cerebral, físico, emocional e intelectual, tornando-se imprescindível para o desenvolvimento. O importante é garantir que o brincar aconteça em vários momentos durante o dia da criança e que ela seja sempre protagonista da brincadeira. Nesse sentido, faz-se necessário a presença das brincadeiras no cotidiano escolar das crianças da Educação Infantil, possibilitando a aprendizagem, o desenvolvimento cultural, além de facilitar o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento absoluto das crianças até cinco anos de idade. É nessa etapa que as crianças descobrem novos valores, costumes, sentimentos, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com outras pessoas, constituindo-se como parte fundamental nesse período do desenvolvimento infantil. Nesse cenário, o professor possui papel importante para direcionar os alunos nessas atividades e promover com que eles se desenvolvam plenamente. Pensando nisso, este trabalho discorre acerca da importância dessa prática no cotidiano de sala de aula e como o professor pode direcionar as atividades de jogos e brincadeiras para fins pedagógicos, bem como qual o seu papel nesse processo. |
Palavras-chave: | Lúdico Saber/brincar |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Maria José Sousa de. Memorial acadêmico e ludicidade na formação em pedagogia: dialogo e reflexões. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33945 |
Data de defesa: | 12-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemorialAcadêmicoLudicidade.pdf | 313.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.