Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33945
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Maria José Sousa de-
dc.date.accessioned2022-01-13T16:54:19Z-
dc.date.available2022-01-13T16:54:19Z-
dc.date.issued2022-01-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria José Sousa de. Memorial acadêmico e ludicidade na formação em pedagogia: dialogo e reflexões. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33945-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectSaber/brincarpt_BR
dc.titleMemorial acadêmico e ludicidade na formação em pedagogia: dialogo e reflexõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778832T1&tokenCaptchar=03AGdBq26sKYi6ljW0LfPk9IqSPC_S1NbYMW0PcvfQKRttM_ye6T-tSAxfGPCA0iVcypi11EAPgcMxZ_qsUSIO4-2M8hokMUC3mqzYks2ubnllPxE8TkGi-mOjLZUEhMGrACy0YJCc0sd0mcuzH6KzYSBmFsNY7lP_UeWZZ7C6MbUjp2BKoW782LDFpU420nmXlgzDa5Qi76th_mXp9D_g8KJHHcVyp3fDEsYQIbvEru7SerHTZdEPIUaLCL0iw8L4Y8B_OOKgeZVJLAQqmtFVxPQAfPfpy6TzyLWenRQzewhtWhVdWF11rVwzF5OM7wFyaMkxwArn0e62L65RBKbXLlQLmOG8KbLJBGvKg6ZL7PYFXV4PDcO7wNflUwCBPQsSRx0RMeHLm3OR5rgEQlRmKdkiZBy7QahBaxmQcd75_SwBglE-EgMshtYVX9jBhf3DkuiHTUwxaPT-0ttXf3ffRAvrhA774Jt7Egpt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Fernanda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746160P6&tokenCaptchar=03AGdBq27i3u8qOCJkXKp5KKM2d6P0BU0Nqv9wXQ8fowKKevTT621BgJ2EG2pve1D3Ea5fCYm1g5hkvb_4eE0mSeTJN40sw8zdVMNE6voxgxpeJsRBwgHZNelPrxW6j3wZUYOnxeucruYNIvVbqUGMjEsYUiDqg5rVIJBs63rPQVpQ9MVTW_MiXM1LhV4lutOzxFI1HdSDdiPbDx9RcyIXnIxMppm9sR9iuN2FNPJA-32ZAt5nVQ0zxoy1b_8_t9dFE9766v1sEuclWgJOwqIO5jGPYgQKCQfwttssoFOopA2ctGZlHuFxDH-Nx1mgla6eH53od7OdyAzoEWskbkhuTTT70FuPZUGR0TPJiLJAM_GRVGnfc53vvOdrCydRUDvmU9DPzgaPQavoCPVz62a7Sx84ilP6zTClEZnG6p6P7E8SED8KPSXIAf8cy8xY_iPvVRON1MHpXd4khxCCf4DqfOQkdYLXIsg2lQpt_BR
dc.contributor.referee2Miyoshi, Simone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763995Y6&tokenCaptchar=03AGdBq24PcMYT1Hc60JdITsmqLHX7sC1Zyt1QNwNiWG7on9sqeLxWLsfLay7w_Fd6ijPF6D2uK7N8OoxMlA7DwsvgdloUOGzYKpWERTfJkD9WmO9E96jIutt2UWkcT1snMn88TRV4ux_P0qUyCc_DfEZYoVnMsxsJtq-Svjw23dCWK7Q0RuwxU3dFUAVgu3T6d8TjBRemo3EzI0xNQVlYRoFr-Dq_0eQkSivt7MuTf1VhlJM-Fbisc3tT6nfOO9c2RxDUXkEeSHVWpUmq7As3PPp41iBIo2RQXNcLtQZcmxTVR-7nDjs32iwpItujFdyC7vB0r0npLNKZjmW_NDbZDnk2s2rbhPd_y1ohlbXD9yAM4ZkR1fP5J0g7ad0UoUBlx6osaawdEbp3r9AUWQdzRkwZYkYrjy9SyXpDwIDWhDBazQGAivxfZivlTkUyZ0kqzFNG-5oW6MHvOU74y8Mp3E0lEFQFFB1Q7gpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO brincar é uma necessidade básica da criança, com benefícios em vários aspectos, estimulando o potencial cerebral, físico, emocional e intelectual, tornando-se imprescindível para o desenvolvimento. O importante é garantir que o brincar aconteça em vários momentos durante o dia da criança e que ela seja sempre protagonista da brincadeira. Nesse sentido, faz-se necessário a presença das brincadeiras no cotidiano escolar das crianças da Educação Infantil, possibilitando a aprendizagem, o desenvolvimento cultural, além de facilitar o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento absoluto das crianças até cinco anos de idade. É nessa etapa que as crianças descobrem novos valores, costumes, sentimentos, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com outras pessoas, constituindo-se como parte fundamental nesse período do desenvolvimento infantil. Nesse cenário, o professor possui papel importante para direcionar os alunos nessas atividades e promover com que eles se desenvolvam plenamente. Pensando nisso, este trabalho discorre acerca da importância dessa prática no cotidiano de sala de aula e como o professor pode direcionar as atividades de jogos e brincadeiras para fins pedagógicos, bem como qual o seu papel nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.embargo2022-01-13-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialAcadêmicoLudicidade.pdf313.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.