Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33945
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Maria José Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-13T16:54:19Z | - |
dc.date.available | 2022-01-13T16:54:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria José Sousa de. Memorial acadêmico e ludicidade na formação em pedagogia: dialogo e reflexões. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33945 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Saber/brincar | pt_BR |
dc.title | Memorial acadêmico e ludicidade na formação em pedagogia: dialogo e reflexões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778832T1&tokenCaptchar=03AGdBq26sKYi6ljW0LfPk9IqSPC_S1NbYMW0PcvfQKRttM_ye6T-tSAxfGPCA0iVcypi11EAPgcMxZ_qsUSIO4-2M8hokMUC3mqzYks2ubnllPxE8TkGi-mOjLZUEhMGrACy0YJCc0sd0mcuzH6KzYSBmFsNY7lP_UeWZZ7C6MbUjp2BKoW782LDFpU420nmXlgzDa5Qi76th_mXp9D_g8KJHHcVyp3fDEsYQIbvEru7SerHTZdEPIUaLCL0iw8L4Y8B_OOKgeZVJLAQqmtFVxPQAfPfpy6TzyLWenRQzewhtWhVdWF11rVwzF5OM7wFyaMkxwArn0e62L65RBKbXLlQLmOG8KbLJBGvKg6ZL7PYFXV4PDcO7wNflUwCBPQsSRx0RMeHLm3OR5rgEQlRmKdkiZBy7QahBaxmQcd75_SwBglE-EgMshtYVX9jBhf3DkuiHTUwxaPT-0ttXf3ffRAvrhA774Jt7Eg | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Duarte, Fernanda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746160P6&tokenCaptchar=03AGdBq27i3u8qOCJkXKp5KKM2d6P0BU0Nqv9wXQ8fowKKevTT621BgJ2EG2pve1D3Ea5fCYm1g5hkvb_4eE0mSeTJN40sw8zdVMNE6voxgxpeJsRBwgHZNelPrxW6j3wZUYOnxeucruYNIvVbqUGMjEsYUiDqg5rVIJBs63rPQVpQ9MVTW_MiXM1LhV4lutOzxFI1HdSDdiPbDx9RcyIXnIxMppm9sR9iuN2FNPJA-32ZAt5nVQ0zxoy1b_8_t9dFE9766v1sEuclWgJOwqIO5jGPYgQKCQfwttssoFOopA2ctGZlHuFxDH-Nx1mgla6eH53od7OdyAzoEWskbkhuTTT70FuPZUGR0TPJiLJAM_GRVGnfc53vvOdrCydRUDvmU9DPzgaPQavoCPVz62a7Sx84ilP6zTClEZnG6p6P7E8SED8KPSXIAf8cy8xY_iPvVRON1MHpXd4khxCCf4DqfOQkdYLXIsg2lQ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miyoshi, Simone | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763995Y6&tokenCaptchar=03AGdBq24PcMYT1Hc60JdITsmqLHX7sC1Zyt1QNwNiWG7on9sqeLxWLsfLay7w_Fd6ijPF6D2uK7N8OoxMlA7DwsvgdloUOGzYKpWERTfJkD9WmO9E96jIutt2UWkcT1snMn88TRV4ux_P0qUyCc_DfEZYoVnMsxsJtq-Svjw23dCWK7Q0RuwxU3dFUAVgu3T6d8TjBRemo3EzI0xNQVlYRoFr-Dq_0eQkSivt7MuTf1VhlJM-Fbisc3tT6nfOO9c2RxDUXkEeSHVWpUmq7As3PPp41iBIo2RQXNcLtQZcmxTVR-7nDjs32iwpItujFdyC7vB0r0npLNKZjmW_NDbZDnk2s2rbhPd_y1ohlbXD9yAM4ZkR1fP5J0g7ad0UoUBlx6osaawdEbp3r9AUWQdzRkwZYkYrjy9SyXpDwIDWhDBazQGAivxfZivlTkUyZ0kqzFNG-5oW6MHvOU74y8Mp3E0lEFQFFB1Q7g | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O brincar é uma necessidade básica da criança, com benefícios em vários aspectos, estimulando o potencial cerebral, físico, emocional e intelectual, tornando-se imprescindível para o desenvolvimento. O importante é garantir que o brincar aconteça em vários momentos durante o dia da criança e que ela seja sempre protagonista da brincadeira. Nesse sentido, faz-se necessário a presença das brincadeiras no cotidiano escolar das crianças da Educação Infantil, possibilitando a aprendizagem, o desenvolvimento cultural, além de facilitar o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento absoluto das crianças até cinco anos de idade. É nessa etapa que as crianças descobrem novos valores, costumes, sentimentos, ocorrendo também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com outras pessoas, constituindo-se como parte fundamental nesse período do desenvolvimento infantil. Nesse cenário, o professor possui papel importante para direcionar os alunos nessas atividades e promover com que eles se desenvolvam plenamente. Pensando nisso, este trabalho discorre acerca da importância dessa prática no cotidiano de sala de aula e como o professor pode direcionar as atividades de jogos e brincadeiras para fins pedagógicos, bem como qual o seu papel nesse processo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 20 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.description.embargo | 2022-01-13 | - |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemorialAcadêmicoLudicidade.pdf | 313.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.