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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33934
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Maranata: arte contemporânea, iconolatria e ocultação |
Autor: | Caldeira, Jéssica Borges |
Primer orientador: | Miyoshi, Alexander Gaiotto |
Primer miembro de la banca: | Vieira, Marco Antônio Ramos |
Segundo miembro de la banca: | Félix, Rodrigo da Silva |
Tercer miembro de la banca: | Ferraz, Tatiana Sampaio |
Resumen: | O presente trabalho se constitui como um memorial sobre a concepção e realização da exposição "Maranata", além das narrativas e referências prévias a ela. O percurso, iniciado em vivências próprias, se mistura com personagens bíblicas e a simbologia de religiões de matriz cristã. Iconolatria e iconoclastia são forças constantes que atravessam minha subjetividade e culminam em obras onde a censura e o apagamento assolam as imagens, numa representação da ausência-presença que também vive em mim. Os símbolos, que são velados, ocultos ou faltantes, resistem nas obras, e tal qual Maria, tento me enxergar neste mundo do qual fui retirada ou ao qual nunca pertenci. Neste trabalho, os processos poéticos e práticos são descritos em detalhes, para que alguns véus se tornem menos opacos, abrindo o leque de interpretações da exposição. |
Abstract: | The present work is constituted as a memorial of the conception and construction of "Maranata", as well as the narratives and references that precede the exhibit. I've given a personal account of experiences that entail my own subjectivity and encompass the symbology of biblical characters and Christian-based religions. Iconolatry and iconoclasm are constant forces that cross my identity and culminate in artworks where censorship and erasure plague the images, in a representation of the absence-presence that also lives in me. Symbols, which are veiled, hidden, or missing, resist in the works, and like Mary, I try to see myself in this world from which I've been removed or to which I've never truly belonged. In this work, the poetic and practical processes are described in detail, so that some veils become less opaque, broadening the range of interpretations for the exhibition. |
Palabras clave: | Religiosidade Arte contemporânea Iconolatria Ocultação Símbolos |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CALDEIRA, Jéssica Borges. Maranata: arte contemporânea, iconolatria e ocultação. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33934 |
Fecha de defensa: | 5-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Artes Visuais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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MaranataArteContemporânea.pdf | MARANATA: arte contemporânea, iconografia e ocultação | CALDEIRA, Jéssica Borges | 16.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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