Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33934
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaldeira, Jéssica Borges-
dc.date.accessioned2022-01-12T18:13:56Z-
dc.date.available2022-01-12T18:13:56Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationCALDEIRA, Jéssica Borges. Maranata: arte contemporânea, iconolatria e ocultação. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33934-
dc.description.abstractThe present work is constituted as a memorial of the conception and construction of "Maranata", as well as the narratives and references that precede the exhibit. I've given a personal account of experiences that entail my own subjectivity and encompass the symbology of biblical characters and Christian-based religions. Iconolatry and iconoclasm are constant forces that cross my identity and culminate in artworks where censorship and erasure plague the images, in a representation of the absence-presence that also lives in me. Symbols, which are veiled, hidden, or missing, resist in the works, and like Mary, I try to see myself in this world from which I've been removed or to which I've never truly belonged. In this work, the poetic and practical processes are described in detail, so that some veils become less opaque, broadening the range of interpretations for the exhibition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectIconolatriapt_BR
dc.subjectOcultaçãopt_BR
dc.subjectSímbolospt_BR
dc.titleMaranata: arte contemporânea, iconolatria e ocultaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miyoshi, Alexander Gaiotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981185480823685pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Marco Antônio Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648387651965533pt_BR
dc.contributor.referee2Félix, Rodrigo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6582356824287044pt_BR
dc.contributor.referee3Ferraz, Tatiana Sampaio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418850625833514pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875856836596242pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se constitui como um memorial sobre a concepção e realização da exposição "Maranata", além das narrativas e referências prévias a ela. O percurso, iniciado em vivências próprias, se mistura com personagens bíblicas e a simbologia de religiões de matriz cristã. Iconolatria e iconoclastia são forças constantes que atravessam minha subjetividade e culminam em obras onde a censura e o apagamento assolam as imagens, numa representação da ausência-presença que também vive em mim. Os símbolos, que são velados, ocultos ou faltantes, resistem nas obras, e tal qual Maria, tento me enxergar neste mundo do qual fui retirada ou ao qual nunca pertenci. Neste trabalho, os processos poéticos e práticos são descritos em detalhes, para que alguns véus se tornem menos opacos, abrindo o leque de interpretações da exposição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MaranataArteContemporânea.pdfMARANATA: arte contemporânea, iconografia e ocultação | CALDEIRA, Jéssica Borges16.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.