Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33899
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Pedagogia universitária: contribuições para o debate teórico |
Author: | Brito, Ana Carolina Leucas |
First Advisor: | Melo, Geovana Ferreira |
First member of the Committee: | Vilela, Naiara Sousa Vilela |
Second member of the Committee: | Malusá, Silvana |
Summary: | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Uberlândia teve como tema a Pedagogia Universitária. A educação no ensino superior envolve diversos aspectos que vão desde a ação educativa no ambiente universitário para além da formação profissional, alcançando as dimensões sociais, culturais, políticas e históricas. Nessa conjuntura identifica-se a Pedagogia Universitária como o espaço no qual a formação e desenvolvimento profissional docente se realizam, em uma perspectiva reflexiva. Constitui-se como objetivo geral da pesquisa: Identificar e analisar as concepções de Pedagogia Universitária propagadas nas produções acadêmicas (Artigos periódicos Qualis A1-B2 2018 a 2020). Além disso, conceberam-se os seguintes objetivos específicos: apresentar a trajetória da Pedagogia Universitária no Brasil; descrever o conceito de Pedagogia universitária a partir dos referenciais teóricos adotados nas pesquisas acessadas; identificar as principais temáticas exploradas nas pesquisas sobre Pedagogia Universitária; analisar as principais contribuições da pedagogia Universitária para o desenvolvimento profissional docente na educação superior. O estudo teve como abordagem qualitativa e foi elaborado o Estado da Questão que tem como objetivo conduzir o pesquisador a apontar como o tema ou objeto pesquisado está no contexto atual da ciência, por meio de um minucioso levantamento bibliográfico. O Estado da Questão foi construído a partir da análise dos artigos periódicos publicados em periódicos Qualis A1-B2, identificados no Portal de Periódicos da Capes por meio do descritor “Pedagogia Universitária”. Foram localizados oito artigos, a partir das delimitações propostas. Por meio da análise dos artigos selecionados verifica-se que a concepção de Pedagogia Universitária propagada é de um campo de conhecimento que orienta a educação no ensino superior, portanto, articula diversos saberes que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, também é apresentado que é no contexto da Pedagogia Universitária que a formação docente é desenvolvida. Ademais foi identificada a relevância da Pedagogia Universitária para a construção do Desenvolvimento Profissional Docente, compreendido como um processo longo e contínuo que possibilita a formação docente pautada na reflexão crítica. A análise indica, ainda, a necessidade de consolidação da Pedagogia Universitária a fim de contribuir para a ação educativa na educação superior em suas múltiplas dimensões: ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica. |
Keywords: | Pedagogia universitária Desenvolvimento profissional docente Docência universitária |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | BRITO, Ana Carolina Leucas. Pedagogia universitária: contribuições para o debate teórico. 2021. 43 f. Trabalho Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33899 |
Date of defense: | 10-Nov-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PedagogiaUniversitáriaContribuições.pdf | 813.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.