Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33899
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Ana Carolina Leucas | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T20:08:28Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06T20:08:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-10 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Ana Carolina Leucas. Pedagogia universitária: contribuições para o debate teórico. 2021. 43 f. Trabalho Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33899 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia universitária | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_BR |
dc.subject | Docência universitária | pt_BR |
dc.title | Pedagogia universitária: contribuições para o debate teórico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Geovana Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8047532255499546 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Naiara Sousa Vilela | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8378234381279869 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Malusá, Silvana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1877760681965074 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0810202851438172 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal de Uberlândia teve como tema a Pedagogia Universitária. A educação no ensino superior envolve diversos aspectos que vão desde a ação educativa no ambiente universitário para além da formação profissional, alcançando as dimensões sociais, culturais, políticas e históricas. Nessa conjuntura identifica-se a Pedagogia Universitária como o espaço no qual a formação e desenvolvimento profissional docente se realizam, em uma perspectiva reflexiva. Constitui-se como objetivo geral da pesquisa: Identificar e analisar as concepções de Pedagogia Universitária propagadas nas produções acadêmicas (Artigos periódicos Qualis A1-B2 2018 a 2020). Além disso, conceberam-se os seguintes objetivos específicos: apresentar a trajetória da Pedagogia Universitária no Brasil; descrever o conceito de Pedagogia universitária a partir dos referenciais teóricos adotados nas pesquisas acessadas; identificar as principais temáticas exploradas nas pesquisas sobre Pedagogia Universitária; analisar as principais contribuições da pedagogia Universitária para o desenvolvimento profissional docente na educação superior. O estudo teve como abordagem qualitativa e foi elaborado o Estado da Questão que tem como objetivo conduzir o pesquisador a apontar como o tema ou objeto pesquisado está no contexto atual da ciência, por meio de um minucioso levantamento bibliográfico. O Estado da Questão foi construído a partir da análise dos artigos periódicos publicados em periódicos Qualis A1-B2, identificados no Portal de Periódicos da Capes por meio do descritor “Pedagogia Universitária”. Foram localizados oito artigos, a partir das delimitações propostas. Por meio da análise dos artigos selecionados verifica-se que a concepção de Pedagogia Universitária propagada é de um campo de conhecimento que orienta a educação no ensino superior, portanto, articula diversos saberes que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, também é apresentado que é no contexto da Pedagogia Universitária que a formação docente é desenvolvida. Ademais foi identificada a relevância da Pedagogia Universitária para a construção do Desenvolvimento Profissional Docente, compreendido como um processo longo e contínuo que possibilita a formação docente pautada na reflexão crítica. A análise indica, ainda, a necessidade de consolidação da Pedagogia Universitária a fim de contribuir para a ação educativa na educação superior em suas múltiplas dimensões: ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 43 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PedagogiaUniversitáriaContribuições.pdf | 813.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.