Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33887
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Saberes teóricos e práticos necessários ao ensino de Matemática destinado a pessoas surdas |
Título(s) alternativo(s): | Theoretical and practical knowledge necessary for teaching mathematics to deaf people |
Autor(es): | Oliveira, Camila Rezende |
Primeiro orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Primeiro membro da banca: | Fernanda Duarte Araújo, Silva |
Segundo membro da banca: | Sandro Rogério, Ustra |
Terceiro membro da banca: | Fernando da Costa, Barbosa |
Quarto membro da banca: | Márcia Regina Gonçalves, Cardoso |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou estudar dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas entre os anos de 2010 e 2020 que trataram da temática Surdez e Matemática no Ensino Fundamental, e identificar e analisar os saberes que os professores necessitam conhecer para desenvolver com eficácia o ensino de Matemática destinado a pessoas surdas. Os sujeitos surdos são aqueles que compreendem e interagem com o mundo por meio de experiências visuais, sendo a língua de sinais, a Libras, uma das mais importantes dessas experiências. O trabalho partiu da seguinte questão investigativa: Quais são os saberes que os professores do Ensino Fundamental necessitam conhecer para desenvolver com eficácia o ensino de Matemática destinado a pessoas surdas? A pesquisa foi sustentada teoricamente por autores da área Surdez, da Educação Matemática e da Inclusão entre eles: Skliar (2001), Fiorentini e Lorenzato (2006), Mantoan (2005), além de pesquisas recentes realizadas na área da Educação Matemática Inclusiva. A opção metodológica foi a Metanálise que buscou dissertações e teses entre o período de 2010 e 2020 que tivessem como foco os professores de Matemática do Ensino Fundamental, os professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE e os Intérpretes de Libras - ILS no banco de teses e dissertações da Capes e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertação – BDTD. As palavras - chaves utilizadas foram as seguintes na busca: Surdez e Matemática; Professores de Matemática e Surdez; Surdo e Matemática; Anos Iniciais e Surdez; Deficiência Auditiva e Matemática; Professores do AEE e Surdez; Anos Finais e Surdez; Ensino Fundamental e Surdez. Para a análise de dados foi realizada a leitura do resumo, dos capítulos teóricos e por vezes nos resultados e considerações finais das teses e dissertações. Os resultados encontrados nessa pesquisa tiveram como base os seguintes saberes nos trabalhos acadêmicos analisados: saberes da inclusão, saberes da Libras; saberes da formação Matemática; saberes da cultura e dos estudos surdos; saberes da pedagogia visual no Ensino de Matemática; saberes dos conteúdos matemáticos; saberes das concepções e das crenças sobre a Matemática; saberes dos conceitos e das aprendizagens matemática. Ainda sob esse foco a maioria dos trabalhos avaliados teve como principal preocupação a aquisição da Língua de Brasileira de Sinais tanto por parte dos alunos surdos quanto ouvintes. Essa preocupação também perpassa pelos profissionais que lidam especificamente com esse aluno público alvo da Educação Inclusiva. Tal fato demonstra a necessidade eminente de contribuições mais profícuas com vistas a sanar a lacuna científica ainda existente dos saberes que os docentes necessitam obter para a melhoria da inclusão do alunado surdo presente na Educação Básica. |
Abstract: | This research aimed to study master's dissertations and doctoral theses produced between 2010 and 2020 that dealt with the theme of Deafness and Mathematics in Elementary School, and to identify and analyze what teachers need to know to effectively develop the teaching of Mathematics to deaf people. Deaf subjects are those who understand and interact with the world through visual experiences, with sign language, Libras, being one of the most important of these experiences. The work started from the following investigative question: What is the knowledge that elementary school teachers need to know to effectively develop the teaching of Mathematics for deaf people? The research was theoretically supported by authors in the area of Deafness, Mathematics Education and Inclusion, including: Skliar (2001), Fiorentini and Lorenzato (2006), Mantoan (2005) in addition to recent research carried out in the area of Inclusive Mathematics Education. The methodological option was the Meta-analysis, which sought dissertations and theses between 2010 and 2020 that focused on Elementary School Mathematics teachers, Specialized Educational Service teachers - AEE and Libras Interpreters - ILS in the theses database and dissertations from Capes and at the Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD. The keywords used were the following in the search: Deafness and Mathematics; Mathematics and Deafness Teachers; Deaf and Mathematics; Early Years and Deafness; Hearing and Mathematical Impairment; AEE and Deafness Teachers; Final Years and Deafness; Elementary School and Deafness. For data analysis, the abstract, theoretical chapters and sometimes the results and final considerations of theses and dissertations were read. The results found in this research were based on the following knowledge in the academic works analyzed: knowledge of inclusion, knowledge of Libras; knowledge of Mathematics training; knowledge of culture and deaf studies; knowledge of visual pedagogy in Mathematics Teaching; knowledge of mathematical content; knowledge of conceptions and beliefs about Mathematics; knowledge of mathematical concepts and learning. Still under this focus, most of the works evaluated had as main concern the acquisition of Brazilian Sign Language by both deaf and hearing students. This concern also permeates professionals who deal specifically with this student target audience of Inclusive Education. This fact demonstrates the eminent need for more fruitful contributions in order to remedy the scientific gap that still exists in the knowledge that teachers need to obtain to improve the inclusion of deaf students present in Basic Education. |
Palavras-chave: | Surdez Deafness Ensino Fundamental Elementary School Educação Matemática Mathematics education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Assunto: | Educação Surdez Ensino Fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | OLIVEIRA, Camila Rezende. Saberes teóricos e práticos necessários ao ensino de Matemática destinado a pessoas surdas.2021.198. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.682. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.682 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33887 |
Data de defesa: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SaberesTeóricosPráticos.pdf | 3.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons