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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5469-8438
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação pública e os desafios da integração de refugiados: um estudo de caso da cidade de Uberlândia em 2021
Autor: Araújo, Ana Angélica de
Primer orientador: Previtali, Fabiane Santana
Primer miembro de la banca: Alves, Patrícia Villen Meirelles
Segundo miembro de la banca: Júnior, Moacir de Freitas
Resumen: O presente trabalho visa analisar como se dá a inserção e integração de imigrantes e refugiados na rede pública de ensino na cidade de Uberlândia, dando ênfase a etapa do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Essa pesquisa qualitativa se desenvolve por meio de literatura pertinente ao tema, além do uso de relatórios de instituições ligadas ao tema como a ONU, Inep e Ministério da Justiça. Analisa-se também as leis de proteção e garantias que imigrantes e refugiados possuem no Brasil. A pesquisa de campo inclui entrevistas com uma ONG de apoio a imigrantes e refugiados para entender como esta auxilia no processo de matrícula e permanência desses alunos na escola. Os resultados apontam que esses alunos de fato têm seus direitos garantidos e frequentam a instituição. Entretanto, as condições que esses alunos enfrentam para permanecer na escola não permitem uma integração na comunidade escolar, o que indica a necessidade de mais pesquisas que incluam observação participante nas escolas.
Abstract: The present work aims to analyze how the inclusion and integration of immigrants and refugees in the public school system in the city of Uberlândia takes place, emphasizing Middle School and High School. This qualitative research is developed through literature relevant to the topic, in addition to the use of reports from institutions associated with the topic such as the UN, Inep and the Ministry of Justice. It also analyzes the laws that protect and give rights to immigrants and refugees in Brazil. The field research includes interviews with an NGO that supports immigrants and refugees to understand how it is helping these students to enroll and stay in school. The results show that these students indeed have their rights guaranteed and attend the institution. However, the conditions that these students face to remain in school do not allow for integration into the school community, indicating the need for further research that include a participant observation at schools.
Palabras clave: Imigração
Refugiados
Educação básica
Rede pública
Integração
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAÚJO, Ana Angélica de. Educação pública e os desafios da integração de refugiados: um estudo de caso da cidade de Uberlândia em 2021. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33856
Fecha de defensa: 15-dic-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Sociais

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