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dc.creatorAraújo, Ana Angélica de-
dc.date.accessioned2021-12-23T18:14:21Z-
dc.date.available2021-12-23T18:14:21Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Angélica de. Educação pública e os desafios da integração de refugiados: um estudo de caso da cidade de Uberlândia em 2021. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33856-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze how the inclusion and integration of immigrants and refugees in the public school system in the city of Uberlândia takes place, emphasizing Middle School and High School. This qualitative research is developed through literature relevant to the topic, in addition to the use of reports from institutions associated with the topic such as the UN, Inep and the Ministry of Justice. It also analyzes the laws that protect and give rights to immigrants and refugees in Brazil. The field research includes interviews with an NGO that supports immigrants and refugees to understand how it is helping these students to enroll and stay in school. The results show that these students indeed have their rights guaranteed and attend the institution. However, the conditions that these students face to remain in school do not allow for integration into the school community, indicating the need for further research that include a participant observation at schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectRede públicapt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.titleEducação pública e os desafios da integração de refugiados: um estudo de caso da cidade de Uberlândia em 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Patrícia Villen Meirelles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8382085770261599pt_BR
dc.contributor.referee2Júnior, Moacir de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8928822261626675pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa analisar como se dá a inserção e integração de imigrantes e refugiados na rede pública de ensino na cidade de Uberlândia, dando ênfase a etapa do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Essa pesquisa qualitativa se desenvolve por meio de literatura pertinente ao tema, além do uso de relatórios de instituições ligadas ao tema como a ONU, Inep e Ministério da Justiça. Analisa-se também as leis de proteção e garantias que imigrantes e refugiados possuem no Brasil. A pesquisa de campo inclui entrevistas com uma ONG de apoio a imigrantes e refugiados para entender como esta auxilia no processo de matrícula e permanência desses alunos na escola. Os resultados apontam que esses alunos de fato têm seus direitos garantidos e frequentam a instituição. Entretanto, as condições que esses alunos enfrentam para permanecer na escola não permitem uma integração na comunidade escolar, o que indica a necessidade de mais pesquisas que incluam observação participante nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode105261448-
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

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