Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33828
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 United States
Título: Memorial acadêmico e ludicidade na formação em Pedagogia: diálogos e reflexões
Autor(es): Messias, Raissa Dabini
Primeiro orientador: Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz
Primeiro membro da banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Segundo membro da banca: Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar, inicialmente, um Memorial Reflexivo em que se apresenta nossa trajetória acadêmica, buscando, pela narrativa, ressignificar as nossas experiências escolares. Além disso, trazemos também um aprofundamento teórico acerca do brincar como importante ferramenta de desenvolvimento para as crianças da Educação Infantil. O brincar é uma necessidade básica da criança, pois estimula o potencial cerebral, físico, emocional e intelectual, tornando-se imprescindível para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, faz-se necessário a presença das brincadeiras no cotidiano escolar das crianças da Educação Infantil, possibilitando a aprendizagem, o desenvolvimento cultural, além de facilitar o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido, tendo em vista a pesquisa narrativa por meio da escrita do memorial e a pesquisa bibliográfica que buscou compreender a importância do brincar para as crianças da Educação Infantil. Os resultados, tanto da escrita do memorial quanto do estudo sobre o brincar, apresentaram resultados positivos para a nossa formação e abrindo caminho para novas possibilidades de atuação profissional.
Palavras-chave: Memorial reflexivo
Educação infantil
Brincar
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MESSIAS, Raissa Dabini. Memorial acadêmico e ludicidade na formação em Pedagogia: diálogos e reflexões. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33828
Data de defesa: 11-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MemorialAcadêmicoLudicidade.pdf413.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons