Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33828
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Messias, Raissa Dabini | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T17:01:44Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T17:01:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.citation | MESSIAS, Raissa Dabini. Memorial acadêmico e ludicidade na formação em Pedagogia: diálogos e reflexões. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33828 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Memorial reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.title | Memorial acadêmico e ludicidade na formação em Pedagogia: diálogos e reflexões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778832T1&tokenCaptchar=03AGdBq26H-BI_8Q7jUvL-Qw4zBp54IuqF0VcWKx5BZGk0WYRyfefwrvnPPAXBSS86Bx_qvWyTuqwHaKENKCMAGoFJtX_23kX7A_KH9Uz-HX7EwGCFW9YcyaA7-u4csQsLhd92xNkzz0smlk0axMBNJU4mnI_Fd55vTb0sfedxYAAcXKvSmo7TlRXIpy2ovk85c4Oi3vgMUtr8fhz3Mk71kWIt9qMvF9izVloh1iApoEon2p6Ung5BCQ36479cBUaMTZvS5EeESNBOkSOlava_HaGn_g7l4KcVuY3_HNrQuFTAvPkZmZtU1S1QlHP4MbCBZH4xTBE5ZeeutEU5uA5ugbP7YAF4HXRoZd95PlkDM-XHxfVk-Jr_8eSXiE__4AzsoOZLIoV-qi_9N_ne6XxnHc7vr-JnhaoIHtydaUDq3kwuizLX9d00Gn0E2mQ_29BtcWYBx67dQ_ZKfX_OWBzmmW1Gx5HkwK30MQ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Fernanda Duarte Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746160P6&tokenCaptchar=03AGdBq25CEo1Lc99YE9NNaY0m3Lh66wC04d8LSU6t4pyDoeOZA0wqcD-BgtTU2WivNE2GKW385W-80zYXgb_GxxeSostV9Xha-6bAAYfSBBE4tTMip4mzu5OWClw51dGbGDsUNmxaquCKkYoCf1v7FK-pTLH03qTq8lkhQr4bWCGokw_TxOGF2QHqzx4akI3gWGjuEg4gkxCLl_Ux6T5K8QQM4-HgVwJYLqBoXSftYCiITtBNGDwD58llbyHiK84DmKU_gq8AgC7vgcXmHMFsd9XUg3ZyJMfSsJcfSqAMOw-f3jDHgrTHkhNDjq9jEUHc0lsFj7kGna9erJOtB8J5l-6Wqaw3UHhBrEOltmv3jHvqJjtc_6AqdGxZlYC3GUssYCcDDoepnX6Lfs6PFXRgpCyuPX62j2MXbuaBPSarJ-n0pQZuyBjrYsAB16E9yQhsoGHZvK1eRjWytmM2w2WcHs1bAwfgZHSFVA | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763995Y6&tokenCaptchar=03AGdBq27EKG2pb2bzCt3J6DT785_HVXCIxKdjJOwW50DZvE6GFaIadzRiuJRM_ocP4lnqwu2M9Blt7cNTr06D-kP7JC293HCqM9eten_UzSQhUnQIMjiEi-T4PRfqvjPTor0AIXhJKP3_g3IJyMlul2NGHJPzan4gJHstB4L7BxnjUaQgjNvPGfPNIAp2A5n_zDVHpmpkfu9JVwX-ueqPJ80V6Zr2vWfRX9DwkxkKEsm5P92M0pQmCh1iXZFBbEQuNrkUjMezywUXzKnNoA6oYzGUF-NA-xhD5-DYttoZz-8idJ6cv0wcMF3GI9FK55pKVUQ-e_B0aA6wJgellqV0VRRZwfBGrxlxhv-Go1dZP60QxT8_MkfbJknwuxZ2qnIs0jf55_nO7A-rbxdWsx34wvrD_2GIHTYhxcwyp-fcMZvFMnPiRB0dVpUQNupAoYS7tgkgqPe0tMTlAq65rbPwS9QHckNovdBsOQ | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar, inicialmente, um Memorial Reflexivo em que se apresenta nossa trajetória acadêmica, buscando, pela narrativa, ressignificar as nossas experiências escolares. Além disso, trazemos também um aprofundamento teórico acerca do brincar como importante ferramenta de desenvolvimento para as crianças da Educação Infantil. O brincar é uma necessidade básica da criança, pois estimula o potencial cerebral, físico, emocional e intelectual, tornando-se imprescindível para o seu desenvolvimento. Nesse sentido, faz-se necessário a presença das brincadeiras no cotidiano escolar das crianças da Educação Infantil, possibilitando a aprendizagem, o desenvolvimento cultural, além de facilitar o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido, tendo em vista a pesquisa narrativa por meio da escrita do memorial e a pesquisa bibliográfica que buscou compreender a importância do brincar para as crianças da Educação Infantil. Os resultados, tanto da escrita do memorial quanto do estudo sobre o brincar, apresentaram resultados positivos para a nossa formação e abrindo caminho para novas possibilidades de atuação profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 22 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemorialAcadêmicoLudicidade.pdf | 413.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License