Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33779
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A importância do lúdico no ensino de astronomia na educação infantil: por que o Sol vai e a noite vem? |
Título (s) alternativo (s): | The importance of play in teaching astronomy in early childhood education: why does the sun go and night comes? |
Autor: | Ferreira, Fernanda dos Santos |
Primer orientador: | Longhini, Marcos Daniel |
Primer miembro de la banca: | x, x |
Segundo miembro de la banca: | x, x |
Resumen: | Este trabalho traz uma análise do episódio “Sol vai noite vem”, da animação “Show da Luna!”. Primeiramente, estão nossas memórias e vivências que, em parte, auxiliaram na escolha da temática. Logo após, uma breve discussão de aspectos gerais da animação. Em seguida, analisamos o episódio com base em categorias levantadas a ‘posteriori’, que foram: uma breve análise para constatar se a resposta feita no desenho havia sido respondia de forma correta, e se o referido episódio contribui com a aprendizagem científica das crianças, observando ainda se foi usado algum termo científico para explicar o fenômeno astronômico ao longo do episódio. O objetivo deste trabalho diz respeito ao alcance gerado no processo ensino e aprendizagem pelo emprego do desenho animado “O Show da Luna”. Objetivamos, por meio deste estudo, a busca das possibilidades de recepção e compreensão que crianças expostas a episódios do referido desenho têm a respeito da astronomia, em especial, sobre como ocorrem os dias e as noites. Para a análise foi assistido o episódio completo do desenho e feita sua transcrição na íntegra. Os resultados da análise mostraram que o enredo do episódio gira em torno de sanar a dúvida levantada pelos personagens, recorrendo à imaginação quando se fez necessário Luna se mostra uma criança curiosa, experimentadora e cheia de porquês, que busca auxiliar seu irmão menor, Júpiter, a navegar pelo mundo do conhecimento e do faz de conta, guiado pela mesma. Por fim, concluímos que o desenho respondeu ao questionamento de forma satisfatória, embora tenha deixado pontos não explorados como, por exemplo, os movimentos que a Terra faz em torno do próprio eixo e ao redor do Sol e que não ficaram claros no episódio, podendo assim levar o público que assiste à ignorância desses fatos. Palavras-chave: Astronomia; Educação infantil; Desenho animado. |
Palabras clave: | Astronomia Educação infantil Desenho animado |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | FERREIRA, Fernanda dos Santos. A importância do lúdico no ensino de astronomia na educação infantil: por que o Sol vai e a noite vem?. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33779 |
Fecha de defensa: | 13-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ImportânciaLúdicoEnsino.pdf | TCC | 656.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons