Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Fernanda dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-13T22:09:42Z-
dc.date.available2021-12-13T22:09:42Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationFERREIRA, Fernanda dos Santos. A importância do lúdico no ensino de astronomia na educação infantil: por que o Sol vai e a noite vem?. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33779-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.titleA importância do lúdico no ensino de astronomia na educação infantil: por que o Sol vai e a noite vem?pt_BR
dc.title.alternativeThe importance of play in teaching astronomy in early childhood education: why does the sun go and night comes?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee1x, x-
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz uma análise do episódio “Sol vai noite vem”, da animação “Show da Luna!”. Primeiramente, estão nossas memórias e vivências que, em parte, auxiliaram na escolha da temática. Logo após, uma breve discussão de aspectos gerais da animação. Em seguida, analisamos o episódio com base em categorias levantadas a ‘posteriori’, que foram: uma breve análise para constatar se a resposta feita no desenho havia sido respondia de forma correta, e se o referido episódio contribui com a aprendizagem científica das crianças, observando ainda se foi usado algum termo científico para explicar o fenômeno astronômico ao longo do episódio. O objetivo deste trabalho diz respeito ao alcance gerado no processo ensino e aprendizagem pelo emprego do desenho animado “O Show da Luna”. Objetivamos, por meio deste estudo, a busca das possibilidades de recepção e compreensão que crianças expostas a episódios do referido desenho têm a respeito da astronomia, em especial, sobre como ocorrem os dias e as noites. Para a análise foi assistido o episódio completo do desenho e feita sua transcrição na íntegra. Os resultados da análise mostraram que o enredo do episódio gira em torno de sanar a dúvida levantada pelos personagens, recorrendo à imaginação quando se fez necessário Luna se mostra uma criança curiosa, experimentadora e cheia de porquês, que busca auxiliar seu irmão menor, Júpiter, a navegar pelo mundo do conhecimento e do faz de conta, guiado pela mesma. Por fim, concluímos que o desenho respondeu ao questionamento de forma satisfatória, embora tenha deixado pontos não explorados como, por exemplo, os movimentos que a Terra faz em torno do próprio eixo e ao redor do Sol e que não ficaram claros no episódio, podendo assim levar o público que assiste à ignorância desses fatos. Palavras-chave: Astronomia; Educação infantil; Desenho animado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportânciaLúdicoEnsino.pdfTCC656.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons