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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33769| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
| Título: | Memorial: da psicologia educacional à Pedagogia |
| Autor: | Mendonça, Taisa Martha Domingos Vaz de |
| Primer orientador: | Souza, Sauloéber Tarsio de |
| Primer miembro de la banca: | Coelho, Monalisa Lopes dos Santos |
| Segundo miembro de la banca: | Muniz, Tamiris Alves |
| Resumen: | Esta pesquisa se insere na linha da História da Educação. Os temas de pesquisa tratados neste trabalho versam sobre a escrita de um memorial e sobre as vinculações existentes entre as áreas da Psicologia e da Educação. O memorial relata a minha trajetória de vida, minhas escolhas e influências até o encontro com o curso de Pedagogia, na modalidade de Educação à Distância (EaD). Este trabalho de abordagem qualitativa teve como metodologia de pesquisa a realização de uma revisão bibliográfica da história de como a disciplina de Psicologia da Educação foi sendo incluída nos cursos de Pedagogia e na formação de professores no Brasil, além da escrita do memorial. É possível perceber o meu encanto e admiração pela educação desde muito nova e, como o encontro com a Psicologia é essencial para ela. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a história da disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de Pedagogia da cidade de Uberaba/MG. Para isso, tivemos como objetivos específicos identificar a gênese, as finalidades e o funcionamento da disciplina de Psicologia da Educação, investigar o cenário educacional da cidade de Uberaba, desde o período de 1880, com a implantação dos Cursos de Pedagogia e formação de professores e sua relação com a Psicologia, discutir as concepções e práticas pedagógicas ao longo desse tempo e identificar seus fundamentos psicológicos e verificar as leis, decretos e normatizações contidas na legislação de ensino, vigentes no período, que regulamentam a disciplina de Psicologia da Educação. Através da pesquisa bibliográfica também entendemos como a disciplina foi ganhando cada vez mais espaço nos cursos de formação de professores, o que pode ser relacionado ao próprio desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência do desenvolvimento humano, enquanto profissão, enquanto área de conhecimento, e mesmo como atuação dentro da Psicologia Escolar. Foi necessário refletir sobre o contexto social, cultural, político e econômico da realidade local, para conhecermos o papel desenvolvido nesse contexto pessoal aqui apresentado, para a realização das análises. A análise das informações e dos dados obtidos nesse percurso, nos auxilia a compreender de forma mais profunda e abrangente a ligação entre esses dois campos do saber, assim como o real papel e importância da Psicologia da Educação na formação dos professores. |
| Palabras clave: | História da disciplina Psicologia escolar Formação de professores Memorial |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MENDONÇA, Taisa Martha Domingos Vaz de. Memorial: da psicologia escolar à Pedagogia. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33769 |
| Fecha de defensa: | 4-dic-2021 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MemorialPsicologiaEscolar.pdf | 922.88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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