Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33769
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mendonça, Taisa Martha Domingos Vaz de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-13T19:54:37Z | - |
dc.date.available | 2021-12-13T19:54:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-04 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Taisa Martha Domingos Vaz de. Memorial: da psicologia escolar à Pedagogia. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33769 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | História da disciplina | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Memorial | pt_BR |
dc.title | Memorial: da psicologia educacional à Pedagogia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Sauloéber Tarsio de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8937954864858691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Monalisa Lopes dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5949023739027563 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Muniz, Tamiris Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4847501674012098 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5684507460703584 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se insere na linha da História da Educação. Os temas de pesquisa tratados neste trabalho versam sobre a escrita de um memorial e sobre as vinculações existentes entre as áreas da Psicologia e da Educação. O memorial relata a minha trajetória de vida, minhas escolhas e influências até o encontro com o curso de Pedagogia, na modalidade de Educação à Distância (EaD). Este trabalho de abordagem qualitativa teve como metodologia de pesquisa a realização de uma revisão bibliográfica da história de como a disciplina de Psicologia da Educação foi sendo incluída nos cursos de Pedagogia e na formação de professores no Brasil, além da escrita do memorial. É possível perceber o meu encanto e admiração pela educação desde muito nova e, como o encontro com a Psicologia é essencial para ela. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a história da disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de Pedagogia da cidade de Uberaba/MG. Para isso, tivemos como objetivos específicos identificar a gênese, as finalidades e o funcionamento da disciplina de Psicologia da Educação, investigar o cenário educacional da cidade de Uberaba, desde o período de 1880, com a implantação dos Cursos de Pedagogia e formação de professores e sua relação com a Psicologia, discutir as concepções e práticas pedagógicas ao longo desse tempo e identificar seus fundamentos psicológicos e verificar as leis, decretos e normatizações contidas na legislação de ensino, vigentes no período, que regulamentam a disciplina de Psicologia da Educação. Através da pesquisa bibliográfica também entendemos como a disciplina foi ganhando cada vez mais espaço nos cursos de formação de professores, o que pode ser relacionado ao próprio desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência do desenvolvimento humano, enquanto profissão, enquanto área de conhecimento, e mesmo como atuação dentro da Psicologia Escolar. Foi necessário refletir sobre o contexto social, cultural, político e econômico da realidade local, para conhecermos o papel desenvolvido nesse contexto pessoal aqui apresentado, para a realização das análises. A análise das informações e dos dados obtidos nesse percurso, nos auxilia a compreender de forma mais profunda e abrangente a ligação entre esses dois campos do saber, assim como o real papel e importância da Psicologia da Educação na formação dos professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemorialPsicologiaEscolar.pdf | 922.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License