Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33763| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A musicalização como instrumento mediador da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil |
| Autor(es): | Rosseti, Silmara Garbelini Mota, Thais Araújo de Freitas |
| Primeiro orientador: | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
| Segundo membro da banca: | Miyoshi, Simone Clea dos Santos |
| Resumo: | Este trabalho apresenta, primeiramente, um breve relato sobre minha trajetória pessoal e acadêmica, por meio de um memorial reflexivo. Destaca várias de minhas experiências e vivências desde a infância até a vida adulta. Os momentos marcantes, desafios, aprendizados, anseios e sonhos, bem como minha trajetória escolar na infância e adolescência e também minhas experiências acadêmicas no decorrer do curso de Pedagogia, além de minhas experiências práticas de estágio e da realidade escolar por mim vivenciada durante esses quatro anos de curso e como todo esse caminho percorrido impactou em minha vida hoje, negativa ou positivamente. Além disso, apresenta também um aprofundamento acerca da musicalização na Educação Infantil, tema este escolhido após a realização de estágios obrigatórios e não-obrigatórios nessa etapa de ensino. O trabalho discute como a música pode e deve ser utilizada como ferramenta na Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola, além de discutir como tem sido as práticas pedagógicas dos professores, respondendo a seguinte problemática: “como tem sido desenvolvida a musicalização na pré-escola?”. O objetivo geral do presente trabalho foi analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil, bem como conhecer a dinâmica do ensino de música nas escolas, ressaltando que é fundamental que os professores compreendam o papel que a música desempenha no desenvolvimento (motor, cognitivo, social, afetivo, cultural etc.) das crianças, e que, através da música, é possível trabalhar nelas coordenação motora, percepção, expressão, ritmo, equilíbrio e autoestima. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico. |
| Palavras-chave: | Ensino de música Musicalização Educação Infantil |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | ROSSETI, Silmara Garbelini. MOTA, Thaís Araújo de Freitas. Memorial reflexivo - a musicalização como instrumento mediador da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33763 |
| Data de defesa: | 11-Nov-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MemorialReflexivoMusicalização.pdf | 793.31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
