Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33763
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A musicalização como instrumento mediador da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil |
Autor: | Rosseti, Silmara Garbelini Mota, Thais Araújo de Freitas |
Primer orientador: | Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz |
Primer miembro de la banca: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
Segundo miembro de la banca: | Miyoshi, Simone Clea dos Santos |
Resumen: | Este trabalho apresenta, primeiramente, um breve relato sobre minha trajetória pessoal e acadêmica, por meio de um memorial reflexivo. Destaca várias de minhas experiências e vivências desde a infância até a vida adulta. Os momentos marcantes, desafios, aprendizados, anseios e sonhos, bem como minha trajetória escolar na infância e adolescência e também minhas experiências acadêmicas no decorrer do curso de Pedagogia, além de minhas experiências práticas de estágio e da realidade escolar por mim vivenciada durante esses quatro anos de curso e como todo esse caminho percorrido impactou em minha vida hoje, negativa ou positivamente. Além disso, apresenta também um aprofundamento acerca da musicalização na Educação Infantil, tema este escolhido após a realização de estágios obrigatórios e não-obrigatórios nessa etapa de ensino. O trabalho discute como a música pode e deve ser utilizada como ferramenta na Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola, além de discutir como tem sido as práticas pedagógicas dos professores, respondendo a seguinte problemática: “como tem sido desenvolvida a musicalização na pré-escola?”. O objetivo geral do presente trabalho foi analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil, bem como conhecer a dinâmica do ensino de música nas escolas, ressaltando que é fundamental que os professores compreendam o papel que a música desempenha no desenvolvimento (motor, cognitivo, social, afetivo, cultural etc.) das crianças, e que, através da música, é possível trabalhar nelas coordenação motora, percepção, expressão, ritmo, equilíbrio e autoestima. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico. |
Palabras clave: | Ensino de música Musicalização Educação Infantil |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ROSSETI, Silmara Garbelini. MOTA, Thaís Araújo de Freitas. Memorial reflexivo - a musicalização como instrumento mediador da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33763 |
Fecha de defensa: | 11-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemorialReflexivoMusicalização.pdf | 793.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.