Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33763
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A musicalização como instrumento mediador da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil
Autor: Rosseti, Silmara Garbelini
Mota, Thais Araújo de Freitas
Primer orientador: Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz
Primer miembro de la banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Segundo miembro de la banca: Miyoshi, Simone Clea dos Santos
Resumen: Este trabalho apresenta, primeiramente, um breve relato sobre minha trajetória pessoal e acadêmica, por meio de um memorial reflexivo. Destaca várias de minhas experiências e vivências desde a infância até a vida adulta. Os momentos marcantes, desafios, aprendizados, anseios e sonhos, bem como minha trajetória escolar na infância e adolescência e também minhas experiências acadêmicas no decorrer do curso de Pedagogia, além de minhas experiências práticas de estágio e da realidade escolar por mim vivenciada durante esses quatro anos de curso e como todo esse caminho percorrido impactou em minha vida hoje, negativa ou positivamente. Além disso, apresenta também um aprofundamento acerca da musicalização na Educação Infantil, tema este escolhido após a realização de estágios obrigatórios e não-obrigatórios nessa etapa de ensino. O trabalho discute como a música pode e deve ser utilizada como ferramenta na Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola, além de discutir como tem sido as práticas pedagógicas dos professores, respondendo a seguinte problemática: “como tem sido desenvolvida a musicalização na pré-escola?”. O objetivo geral do presente trabalho foi analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil, bem como conhecer a dinâmica do ensino de música nas escolas, ressaltando que é fundamental que os professores compreendam o papel que a música desempenha no desenvolvimento (motor, cognitivo, social, afetivo, cultural etc.) das crianças, e que, através da música, é possível trabalhar nelas coordenação motora, percepção, expressão, ritmo, equilíbrio e autoestima. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico.
Palabras clave: Ensino de música
Musicalização
Educação Infantil
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ROSSETI, Silmara Garbelini. MOTA, Thaís Araújo de Freitas. Memorial reflexivo - a musicalização como instrumento mediador da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33763
Fecha de defensa: 11-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialReflexivoMusicalização.pdf793.31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.