Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosseti, Silmara Garbelini-
dc.creatorMota, Thais Araújo de Freitas-
dc.date.accessioned2021-12-13T17:58:49Z-
dc.date.available2021-12-13T17:58:49Z-
dc.date.issued2021-11-11-
dc.identifier.citationROSSETI, Silmara Garbelini. MOTA, Thaís Araújo de Freitas. Memorial reflexivo - a musicalização como instrumento mediador da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33763-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleA musicalização como instrumento mediador da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Gláucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.contributor.referee2Miyoshi, Simone Clea dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta, primeiramente, um breve relato sobre minha trajetória pessoal e acadêmica, por meio de um memorial reflexivo. Destaca várias de minhas experiências e vivências desde a infância até a vida adulta. Os momentos marcantes, desafios, aprendizados, anseios e sonhos, bem como minha trajetória escolar na infância e adolescência e também minhas experiências acadêmicas no decorrer do curso de Pedagogia, além de minhas experiências práticas de estágio e da realidade escolar por mim vivenciada durante esses quatro anos de curso e como todo esse caminho percorrido impactou em minha vida hoje, negativa ou positivamente. Além disso, apresenta também um aprofundamento acerca da musicalização na Educação Infantil, tema este escolhido após a realização de estágios obrigatórios e não-obrigatórios nessa etapa de ensino. O trabalho discute como a música pode e deve ser utilizada como ferramenta na Educação Infantil, mais especificamente na pré-escola, além de discutir como tem sido as práticas pedagógicas dos professores, respondendo a seguinte problemática: “como tem sido desenvolvida a musicalização na pré-escola?”. O objetivo geral do presente trabalho foi analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil, bem como conhecer a dinâmica do ensino de música nas escolas, ressaltando que é fundamental que os professores compreendam o papel que a música desempenha no desenvolvimento (motor, cognitivo, social, afetivo, cultural etc.) das crianças, e que, através da música, é possível trabalhar nelas coordenação motora, percepção, expressão, ritmo, equilíbrio e autoestima. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MemorialReflexivoMusicalização.pdf793.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.