Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33743
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Minha história e a importância do estudo de botânica na educação infantil: uma proposta de atividade |
Título(s) alternativo(s): | My History and the Importance of the Study of Botany in Early Childhood Education: An Activity Proposal |
Autor(es): | Paula, Mirian Rocha de |
Primeiro orientador: | Longhini, Iara Maria Mora |
Primeiro membro da banca: | Longhini, Marcos Daniel |
Segundo membro da banca: | x, x |
Resumo: | O presente trabalho é constituído por três etapas. Na primeira, a história profissional e pessoal da autora é contada. Na segunda, os autores base desse trabalho são apresentados, bem como as metodologias utilizadas: Pesquisa Bibliográfica, Qualitativa e Memorial Reflexivo. Na terceira etapa, soluções são apresentadas para o principal problema apresentado: Cegueira Botânica. Diante disso, a autora propõe uma atividade para ser aplicada na Educação Infantil, na disciplina de Ciências no campo da Botânica, uma vez que, as crianças desta faixa etária correspondem à próxima geração de adultos. Assim, a proposta de atividade consiste na construção de uma horta vertical. A sugestão é que seja constituída uma equipe para acompanhar as crianças no cultivo de plantas, a fim de que desenvolvam habilidades como: atenção, interesse e curiosidade científica sobre as plantas. Desse modo, surgiu a ideia, para essa monografia, que é a de formar a equipe com pais e professores para acompanhar a atividade (na escola e em casa). Alguns autores frisam que o ideal para o Ensino de Ciências é permitir que os alunos tenham contato com as plantas, de modo prático, tendo um mentor para lhe acompanhar no desenvolvimento das atividades, como exemplo, mencionam efetuar o cultivo de plantas sob acompanhamento do professor ou membros da família, de acordo com cada etapa do desenvolvimento da criança. Logo, os passos para a construção da atividade Horta vertical são demonstrados, bem como seus benefícios. Para finalizar, as experiências obtidas no decorrer da monografia estão expostas no item considerações finais. Palavras-chave: Educação Infantil. Cegueira Botânica. Ciências Botânica. |
Abstract: | The present work consists of three stages. In the first, the author's professional and personal story is told. In the second, the base authors of this work are presented, as well as the methodologies used: Bibliographic Research, Qualitative and Reflective Memorial. In the third stage, solutions are presented for the main problem presented: Botanical Blindness. Therefore, the author proposes an activity to be applied in Kindergarten, in the discipline of Science in the field of Botany, since children in this age group correspond to the next generation of adults. Thus, the proposed activity consists of building a vertical vegetable garden. The suggestion is that a team be set up to accompany the children in planting plants, so that they develop skills such as: attention, interest and scientific curiosity about plants. Thus, the idea for this monograph emerged, which is to form a team with parents and teachers to monitor the activity (at school and at home). Some authors emphasize that the ideal for Science Teaching is to allow students to have contact with plants, in a practical way, having a mentor to accompany them in the development of activities, for example, they mention plant cultivation under the supervision of the teacher or family members, according to each stage of the child's development. Soon, the steps for the construction of the vertical Horta activity are demonstrated, as well as its benefits. Finally, the experiences obtained during the monograph are exposed in the final considerations item. Keywords: Early Childhood Education. Botanical Blindness. Botany Sciences. |
Palavras-chave: | Educação infantil Early childhood education Cegueira botânica Botanical blindness Ciências botânica Botany sciences |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | PAULA, Mirian Rocha de. Minha história e a importância do estudo de botânica na educação infantil: uma proposta de atividade. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33743 |
Data de defesa: | 10-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MinhaHistóriaImportância.pdf | 334.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons