Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Mirian Rocha de-
dc.date.accessioned2021-12-10T20:12:13Z-
dc.date.available2021-12-10T20:12:13Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.citationPAULA, Mirian Rocha de. Minha história e a importância do estudo de botânica na educação infantil: uma proposta de atividade. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33743-
dc.description.abstractThe present work consists of three stages. In the first, the author's professional and personal story is told. In the second, the base authors of this work are presented, as well as the methodologies used: Bibliographic Research, Qualitative and Reflective Memorial. In the third stage, solutions are presented for the main problem presented: Botanical Blindness. Therefore, the author proposes an activity to be applied in Kindergarten, in the discipline of Science in the field of Botany, since children in this age group correspond to the next generation of adults. Thus, the proposed activity consists of building a vertical vegetable garden. The suggestion is that a team be set up to accompany the children in planting plants, so that they develop skills such as: attention, interest and scientific curiosity about plants. Thus, the idea for this monograph emerged, which is to form a team with parents and teachers to monitor the activity (at school and at home). Some authors emphasize that the ideal for Science Teaching is to allow students to have contact with plants, in a practical way, having a mentor to accompany them in the development of activities, for example, they mention plant cultivation under the supervision of the teacher or family members, according to each stage of the child's development. Soon, the steps for the construction of the vertical Horta activity are demonstrated, as well as its benefits. Finally, the experiences obtained during the monograph are exposed in the final considerations item. Keywords: Early Childhood Education. Botanical Blindness. Botany Sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectCegueira botânicapt_BR
dc.subjectBotanical blindnesspt_BR
dc.subjectCiências botânicapt_BR
dc.subjectBotany sciencespt_BR
dc.titleMinha história e a importância do estudo de botânica na educação infantil: uma proposta de atividadept_BR
dc.title.alternativeMy History and the Importance of the Study of Botany in Early Childhood Education: An Activity Proposalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhini, Iara Maria Mora-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7922481000336627pt_BR
dc.contributor.referee1Longhini, Marcos Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254pt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é constituído por três etapas. Na primeira, a história profissional e pessoal da autora é contada. Na segunda, os autores base desse trabalho são apresentados, bem como as metodologias utilizadas: Pesquisa Bibliográfica, Qualitativa e Memorial Reflexivo. Na terceira etapa, soluções são apresentadas para o principal problema apresentado: Cegueira Botânica. Diante disso, a autora propõe uma atividade para ser aplicada na Educação Infantil, na disciplina de Ciências no campo da Botânica, uma vez que, as crianças desta faixa etária correspondem à próxima geração de adultos. Assim, a proposta de atividade consiste na construção de uma horta vertical. A sugestão é que seja constituída uma equipe para acompanhar as crianças no cultivo de plantas, a fim de que desenvolvam habilidades como: atenção, interesse e curiosidade científica sobre as plantas. Desse modo, surgiu a ideia, para essa monografia, que é a de formar a equipe com pais e professores para acompanhar a atividade (na escola e em casa). Alguns autores frisam que o ideal para o Ensino de Ciências é permitir que os alunos tenham contato com as plantas, de modo prático, tendo um mentor para lhe acompanhar no desenvolvimento das atividades, como exemplo, mencionam efetuar o cultivo de plantas sob acompanhamento do professor ou membros da família, de acordo com cada etapa do desenvolvimento da criança. Logo, os passos para a construção da atividade Horta vertical são demonstrados, bem como seus benefícios. Para finalizar, as experiências obtidas no decorrer da monografia estão expostas no item considerações finais. Palavras-chave: Educação Infantil. Cegueira Botânica. Ciências Botânica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MinhaHistóriaImportância.pdf334.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons