Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33733
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A lei de diretrizes e bases de 9.394/96 e seus impactos na educação brasileira
Autor(es): Assunção, Daniel Lucas
Primeiro orientador: Quillici Neto, Armindo
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: Objetiva-se no presente artigo analisar, no campo histórico, os progressos e as involuções da atual Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (Lei n° 9.394/1996) buscando os acontecimentos das publicações anteriores, com base em uma abordagem das leis anteriores (dos anos de 1961 e 1971). Para subsidiar o trabalho deste artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base na revisão da literatura acerca do tema proposto, bem como de artigos publicados críticos aos acontecimentos da legislação vigente, na visão da educação como direito de todos, dever da família e do Estado, de modo a garantir o desenvolvimento global para a vida em sociedade, sem olvidar do mercado de trabalho. Concluiu-se que a educação vem passando por diversas transformações considerando as legislações estudadas, onde a posterior sempre buscou sanar as lacunas da anterior e assim tentar otimizar a educação pátria.
Palavras-chave: Lei de Diretrizes e bases
História da educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ASSUNÇÃO, Daniel Lucas. A lei de diretrizes e bases de 9.394/96 e seus impactos na educação brasileira. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33733
Data de defesa: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeiDiretrizesBases.pdf590.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons