Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33730
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0577-1168 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A organização do espaço escolar para o atendimento de crianças com necessidades especiais |
Título(s) alternativo(s): | The School Space Organization for the care of children with special needs |
Autor(es): | Xavier, Geralda Cristina Martins |
Primeiro orientador: | Guimarães, Iara Vieira |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Iara Vieira |
Segundo membro da banca: | Guimarães, Iara Vieira |
Resumo: | O tema proposto e escolhido para desenvolvimento do trabalho foi “Organização do espaço escolar”, onde será abordada a questão da acessibilidade, tendo como título: A organização do espaço escolar para o atendimento de crianças com necessidades especiais. A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações (BRASIL, 2008, p.12). Neste sentido, realizar-se-á uma reflexão teórica a respeito da acessibilidade e inclusão educacional, sob o olhar da organização do espaço escolar para a educação especial, partindo do entendimento sobre a relevância de problematizar e compreender como diferentes ações e saberes vêm sendo organizadas para os alunos com características singulares, no intuito de contemplar a constituição da sua inclusão e acessibilidade educacional. |
Abstract: | The theme proposed and chosen for the development of the work was “Organization of the school space”, which will address the issue of accessibility, with the title: The organization of the school space for the care of children with special needs. Accessibility must be ensured through the elimination of architectural, urban, building barriers – including facilities, equipment and furniture – and in school transport, as well as barriers in communication and information (BRASIL, 2008, p.12). In this sense, there will be a theoretical reflection on educational accessibility and inclusion, from the perspective of the organization of the school space for special education, starting from the understanding of the relevance of problematizing and understanding how different actions and knowledge have been organized for students with unique characteristics, in order to contemplate the constitution of their inclusion and educational accessibility. Keywords: Inclusion. Installations. Furniture. Equipment. |
Palavras-chave: | Inclusão Instalações Mobiliários Equipamentos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | XAVIER, Geralda Cristina Martins. A organização do espaço escolar para o atendimento de crianças com necessidades especiais. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33730 |
Data de defesa: | 8-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OrganizaçãoEspaçoEscolar.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 935.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.