Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Geralda Cristina Martins-
dc.date.accessioned2021-12-09T18:06:20Z-
dc.date.available2021-12-09T18:06:20Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationXAVIER, Geralda Cristina Martins. A organização do espaço escolar para o atendimento de crianças com necessidades especiais. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33730-
dc.description.abstractThe theme proposed and chosen for the development of the work was “Organization of the school space”, which will address the issue of accessibility, with the title: The organization of the school space for the care of children with special needs. Accessibility must be ensured through the elimination of architectural, urban, building barriers – including facilities, equipment and furniture – and in school transport, as well as barriers in communication and information (BRASIL, 2008, p.12). In this sense, there will be a theoretical reflection on educational accessibility and inclusion, from the perspective of the organization of the school space for special education, starting from the understanding of the relevance of problematizing and understanding how different actions and knowledge have been organized for students with unique characteristics, in order to contemplate the constitution of their inclusion and educational accessibility. Keywords: Inclusion. Installations. Furniture. Equipment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInstalaçõespt_BR
dc.subjectMobiliáriospt_BR
dc.subjectEquipamentospt_BR
dc.titleA organização do espaço escolar para o atendimento de crianças com necessidades especiaispt_BR
dc.title.alternativeThe School Space Organization for the care of children with special needspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=6AF5C38D8195F60924F7891724770F73.buscatextual_5pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=6AF5C38D8195F60924F7891724770F73.buscatextual_5pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do;jsessionid=6AF5C38D8195F60924F7891724770F73.buscatextual_5pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO tema proposto e escolhido para desenvolvimento do trabalho foi “Organização do espaço escolar”, onde será abordada a questão da acessibilidade, tendo como título: A organização do espaço escolar para o atendimento de crianças com necessidades especiais. A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações (BRASIL, 2008, p.12). Neste sentido, realizar-se-á uma reflexão teórica a respeito da acessibilidade e inclusão educacional, sob o olhar da organização do espaço escolar para a educação especial, partindo do entendimento sobre a relevância de problematizar e compreender como diferentes ações e saberes vêm sendo organizadas para os alunos com características singulares, no intuito de contemplar a constituição da sua inclusão e acessibilidade educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode104533784-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OrganizaçãoEspaçoEscolar.pdfTrabalho de Conclusão de Curso935.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.