Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33712
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Fecha de embargo: | 2021-11-08 |
Título: | A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no gt 07 da anped (2015-2019) |
Autor: | Penha, Cristienny Pereira dos Santos |
Primer orientador: | Guimarães, Iara Vieira |
Primer miembro de la banca: | x, x |
Segundo miembro de la banca: | x, x |
Resumen: | RESUMO A educação infantil é uma etapa escolar que acontece entre os 04 meses até os 5 anos de vida da criança, e tem como objetivo o desenvolvimento sócio afetivo das crianças através de práticas lúdicas. Privilegia-se nessa etapa atividades de exploração, curiosidade, movimento, coordenação motora, etc. É muito importante que o professor de educação infantil tenha noções de psicomotricidade, adotando uma metodologia lúdica, que guiem as crianças através do brincar, do diálogo e da imersão no universo simbólico infantil. As crianças aprendem conforme elas exploram, descobrem por si mesmas o ambiente e são levadas a compreender as próprias emoções e sentimentos, como se relacionar com os outros, aprendendo a dividir, a compartilha e a respeitar o espaço e o tempo do outro. Face a isso, é muito importante a organização e planejamento do espaço da sala de aula da educação infantil, para que se tenha um melhor aproveitamento das experiências lúdicas propostas pelo professor. Neste sentido, nos propomos a investigar como as reuniões e encontros da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) abordam tal tema, qual a relevância dada por eles e a quantidade de pesquisadores que se dispõem a refletir e analisar isso. Perceber como os pesquisadores e a academia pensam na educação infantil a fim de melhorar sua estrutura e a sua prática, principalmente quando se refere ao ensino público, é de extrema importância para uma educação de qualidade para as crianças. Muitas escolas públicas infelizmente não possuem espaço adequado para receber as crianças, impedindo um ensino de qualidade e significativo, onde não há uma diversidade de experiências e múltiplas vivencias para as crianças. Além do cuidar, que é indispensável nessa etapa, e muitas das vezes não possuem nem espaço adequado para a realização de trocas de roupa, de momentos de soneca, de cuidados com a higiene pessoal. Assim, pensar no espaço da educação infantil é pensar na qualidade da educação e no atendimento as crianças, criando condições de que elas possam se desenvolver integralmente, tendo resguardada a sua integridade física e moral, bem como meios de estimular suas diferentes percepções cognitivas, entender as suas próprias emoções e aprender a trabalhar e viver coletivamente. Entender isso permite que a educação infantil rompa com os preconceitos e as visões antiquadas de que é apenas um espaço de acolhimento assistencialista, onde as crianças brincam por brincar. Mas muito pelo contrário, é um brincar guiado, com objetivos e planejamentos, pensado para que a criança aproveite ao máximo seu potencial. |
Palabras clave: | Educação infantil Anped Espaço escolar |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PENHA, Cristienny Pereira dos Santos. A organização do espaço na educação infantil nos trabalhos apresentados no GT 07 da ANPED (2015-2019). 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33712 |
Fecha de defensa: | 8-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OrganizaçãoEspaçoEducação.pdf | 578.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.