Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33708
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2021-12-02
Title: As pedagogias: a trajetória de uma universitária na educação a distância
Author: Kaminise, Verônica Oliveira
First Advisor: Quillici Neto, Armindo
First member of the Committee: x, x
Second member of the Committee: x, x
Summary: Este memorial tem como objetivo narrar a trajetória acadêmica e pessoal da autora no Curso de Pedagogia a Distância da - UFU, uma vez que ambas as trajetórias estão imbricadas. Assim, para a fundamentação teórica utilizamos autores como: Saviani e Libâneo que dialogam entre si acerca da temática das Tendência Pedagógicas, cuja concepção está implícita no fazer pedagógico do docente, mesmo que ele não tenha consciência disso. Entretanto, essa concepção é relevante para a autora, uma vez que como futura pedagoga faz parte da sua política pedagógica. Utilizamos o método (auto) biográfico a partir da compreensão da vida do indivíduo para compreender suas relações com o coletivo. Este memorial está divido por partes, a saber: a primeira parte que versa acerca da trajetória da estudante; posteriormente abordarmos a história de formação e, por último, dedicamos a uma compreensão geral do que se tratou nossa trajetória.
Abstract: This memorial aims to narrate the author's academic and personal trajectory in the - UFU Distance Pedagogy Course, since both paths are imbricated. Thus, for the theoretical foundation, we used authors such as Saviani and Libâneo dialogue with each other about the theme of Pedagogical Trends, whose conception is implicit in the teacher's pedagogical work, even if he does not have awareness of this. However, this conception is relevant to the author, since as a future pedagogue she is part of her pedagogical policy. We use the (auto) method biographical from understanding the individual's life to understand their relationships with the collective. This memorial is divided into parts, namely: the first part that it is about the student's trajectory; later we will cover the history of training and, finally, we dedicate to a general understanding of our trajectory
Keywords: Tendências pedagógicas
Pedagogical trends
Trajetória
Trajectory
Formação docente
Teacher training
Educação a distância
Distance education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: KAMINISE, Verônica Oliveira. As pedagogias: a trajetória de uma universitária na educação a distância. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33708
Date of defense: 2-Dec-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PedagogiasTrajetóriaUniversitária.pdf612.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.