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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: A pedagogia como Princípio do Desenvolvimento da Aprendizagem
Autor(es): Gouveia, Viviane Aline
Primeiro orientador: Quillici Neto, Armindo
Primeiro membro da banca: Quillici Neto, Armindo
Segundo membro da banca: Quillici Neto, Armindo
Resumo: Este artigo discorre sobre a importância dos princípios pedagógicos estudados por alguns autores conceituados. Conhecer tais conceitos, além dos documentos normativos que regem o ensino no Brasil, pode melhorar a prática de qualquer pedagogo. Entender os direitos da criança, a importância do brincar, o trabalho com o lúdico e a forma construtivista de aprender da criança, fará com que o educador consiga aumentar os casos de sucesso nas aprendizagens importantes para a vida de muitos meninos e meninas. A alfabetização e o letramento provam esse conceito, pois não é preciso utilizar atividades escolarizadas para que a criança aprenda a ler e a escrever. O método que faz uso das aprendizagens que os pequenos já possuem de maneira lúdica, pode perfeitamente ensiná-los. Uma aprendizagem construída através de propostas corretas, baseadas na criança como centro do processo através de vivências significativas.
Palavras-chave: Alfabetização e letramento
Brincar
Criança
Construtivista
Desenvolvimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GOUVEIA, Viviane Aline. A Pedagogia como princípio do desenvolvimento da aprendizagem. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33690
Data de defesa: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

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