Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33690
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gouveia, Viviane Aline | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T18:48:30Z | - |
dc.date.available | 2021-12-03T18:48:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | GOUVEIA, Viviane Aline. A Pedagogia como princípio do desenvolvimento da aprendizagem. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33690 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Construtivista | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | A pedagogia como Princípio do Desenvolvimento da Aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Quillici Neto, Armindo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Quillici Neto, Armindo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Quillici Neto, Armindo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6897277608755605 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo discorre sobre a importância dos princípios pedagógicos estudados por alguns autores conceituados. Conhecer tais conceitos, além dos documentos normativos que regem o ensino no Brasil, pode melhorar a prática de qualquer pedagogo. Entender os direitos da criança, a importância do brincar, o trabalho com o lúdico e a forma construtivista de aprender da criança, fará com que o educador consiga aumentar os casos de sucesso nas aprendizagens importantes para a vida de muitos meninos e meninas. A alfabetização e o letramento provam esse conceito, pois não é preciso utilizar atividades escolarizadas para que a criança aprenda a ler e a escrever. O método que faz uso das aprendizagens que os pequenos já possuem de maneira lúdica, pode perfeitamente ensiná-los. Uma aprendizagem construída através de propostas corretas, baseadas na criança como centro do processo através de vivências significativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PedagogiaComoPrincípio.pdf | 221.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License