Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGouveia, Viviane Aline-
dc.date.accessioned2021-12-03T18:48:30Z-
dc.date.available2021-12-03T18:48:30Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Viviane Aline. A Pedagogia como princípio do desenvolvimento da aprendizagem. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33690-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectConstrutivistapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.titleA pedagogia como Princípio do Desenvolvimento da Aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee1Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee2Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discorre sobre a importância dos princípios pedagógicos estudados por alguns autores conceituados. Conhecer tais conceitos, além dos documentos normativos que regem o ensino no Brasil, pode melhorar a prática de qualquer pedagogo. Entender os direitos da criança, a importância do brincar, o trabalho com o lúdico e a forma construtivista de aprender da criança, fará com que o educador consiga aumentar os casos de sucesso nas aprendizagens importantes para a vida de muitos meninos e meninas. A alfabetização e o letramento provam esse conceito, pois não é preciso utilizar atividades escolarizadas para que a criança aprenda a ler e a escrever. O método que faz uso das aprendizagens que os pequenos já possuem de maneira lúdica, pode perfeitamente ensiná-los. Uma aprendizagem construída através de propostas corretas, baseadas na criança como centro do processo através de vivências significativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PedagogiaComoPrincípio.pdf221.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons