Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33690
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: A pedagogia como Princípio do Desenvolvimento da Aprendizagem
Author: Gouveia, Viviane Aline
First Advisor: Quillici Neto, Armindo
First member of the Committee: Quillici Neto, Armindo
Second member of the Committee: Quillici Neto, Armindo
Summary: Este artigo discorre sobre a importância dos princípios pedagógicos estudados por alguns autores conceituados. Conhecer tais conceitos, além dos documentos normativos que regem o ensino no Brasil, pode melhorar a prática de qualquer pedagogo. Entender os direitos da criança, a importância do brincar, o trabalho com o lúdico e a forma construtivista de aprender da criança, fará com que o educador consiga aumentar os casos de sucesso nas aprendizagens importantes para a vida de muitos meninos e meninas. A alfabetização e o letramento provam esse conceito, pois não é preciso utilizar atividades escolarizadas para que a criança aprenda a ler e a escrever. O método que faz uso das aprendizagens que os pequenos já possuem de maneira lúdica, pode perfeitamente ensiná-los. Uma aprendizagem construída através de propostas corretas, baseadas na criança como centro do processo através de vivências significativas.
Keywords: Alfabetização e letramento
Brincar
Criança
Construtivista
Desenvolvimento
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GOUVEIA, Viviane Aline. A Pedagogia como princípio do desenvolvimento da aprendizagem. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33690
Date of defense: 3-Dec-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PedagogiaComoPrincípio.pdf221.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons