Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33687
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Memorial acadêmico problemas de aprendizagem na alfabetização: a importância do olhar sobre a prática docente
Autor(es): Lana, Rosiane Cristina Pinto
Primeiro orientador: Miranda, Maria Irene
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: A alfabetização possui um papel crucial na vida do ser humano, sendo o alicerce para o processo de aquisição da leitura e da escrita, habilidades indispensáveis para o desenvolvimento da aprendizagem escolar, desse modo este processo deve ocorrer com qualidade buscando atender as necessidades dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever meu memorial acadêmico traçando um paralelo dos problemas de aprendizagem na alfabetização através da importância do olhar sobre a prática docente. Como abordagem metodológica, utilizou-se a bibliografia e o levantamento exploratório que discutem o assunto, o que levantou algumas questões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos educadores e os métodos de auxílio à alfabetização dos alunos e como a escola contribui para esse progresso. Entende-se que a alfabetização vai muito além da leitura e da escrita, assim requer docentes que se comprometam a promover a vivência dos alunos no mundo da alfabetização, para que saibam entender o que lêem e escrevem e como utilizar essas habilidades na vida diária. É preciso que o alfabetizador considere a particularidade de cada aluno, e repense constantemente sua prática docente, refletindo sobre seu comportamento e compreendendo como ocorre o progresso da aprendizagem.
Palavras-chave: Alfabetização
Prática docente
Leitura
Escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LANA, Rosiane Cristina Pinto. Memorial acadêmico problemas de aprendizagem na alfabetização: a importância do olhar sobre a prática docente. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33687
Data de defesa: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MemorialProblemasAprendizagem.pdf666.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.