Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33687
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Memorial acadêmico problemas de aprendizagem na alfabetização: a importância do olhar sobre a prática docente
Autor: Lana, Rosiane Cristina Pinto
Primer orientador: Miranda, Maria Irene
Primer miembro de la banca: x, x
Segundo miembro de la banca: x, x
Resumen: A alfabetização possui um papel crucial na vida do ser humano, sendo o alicerce para o processo de aquisição da leitura e da escrita, habilidades indispensáveis para o desenvolvimento da aprendizagem escolar, desse modo este processo deve ocorrer com qualidade buscando atender as necessidades dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever meu memorial acadêmico traçando um paralelo dos problemas de aprendizagem na alfabetização através da importância do olhar sobre a prática docente. Como abordagem metodológica, utilizou-se a bibliografia e o levantamento exploratório que discutem o assunto, o que levantou algumas questões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos educadores e os métodos de auxílio à alfabetização dos alunos e como a escola contribui para esse progresso. Entende-se que a alfabetização vai muito além da leitura e da escrita, assim requer docentes que se comprometam a promover a vivência dos alunos no mundo da alfabetização, para que saibam entender o que lêem e escrevem e como utilizar essas habilidades na vida diária. É preciso que o alfabetizador considere a particularidade de cada aluno, e repense constantemente sua prática docente, refletindo sobre seu comportamento e compreendendo como ocorre o progresso da aprendizagem.
Palabras clave: Alfabetização
Prática docente
Leitura
Escrita
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LANA, Rosiane Cristina Pinto. Memorial acadêmico problemas de aprendizagem na alfabetização: a importância do olhar sobre a prática docente. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33687
Fecha de defensa: 3-dic-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MemorialProblemasAprendizagem.pdf666.89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.