Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33687
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lana, Rosiane Cristina Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T17:33:54Z | - |
dc.date.available | 2021-12-03T17:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.citation | LANA, Rosiane Cristina Pinto. Memorial acadêmico problemas de aprendizagem na alfabetização: a importância do olhar sobre a prática docente. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33687 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Memorial acadêmico problemas de aprendizagem na alfabetização: a importância do olhar sobre a prática docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Maria Irene | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7012180124930804 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | x, x | - |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | x, x | - |
dc.contributor.referee2Lattes | x | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A alfabetização possui um papel crucial na vida do ser humano, sendo o alicerce para o processo de aquisição da leitura e da escrita, habilidades indispensáveis para o desenvolvimento da aprendizagem escolar, desse modo este processo deve ocorrer com qualidade buscando atender as necessidades dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever meu memorial acadêmico traçando um paralelo dos problemas de aprendizagem na alfabetização através da importância do olhar sobre a prática docente. Como abordagem metodológica, utilizou-se a bibliografia e o levantamento exploratório que discutem o assunto, o que levantou algumas questões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos educadores e os métodos de auxílio à alfabetização dos alunos e como a escola contribui para esse progresso. Entende-se que a alfabetização vai muito além da leitura e da escrita, assim requer docentes que se comprometam a promover a vivência dos alunos no mundo da alfabetização, para que saibam entender o que lêem e escrevem e como utilizar essas habilidades na vida diária. É preciso que o alfabetizador considere a particularidade de cada aluno, e repense constantemente sua prática docente, refletindo sobre seu comportamento e compreendendo como ocorre o progresso da aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 24 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MemorialProblemasAprendizagem.pdf | 666.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.