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dc.creatorAlves, Ana Caroline-
dc.date.accessioned2021-12-03T16:54:49Z-
dc.date.available2021-12-03T16:54:49Z-
dc.date.issued2021-11-06-
dc.identifier.citationALVES, Ana Caroline. Análise sensorial: uma revisão sobre os métodos sensoriais e a aplicação dos testes afetivos em alimentos práticos para consumo. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33683-
dc.description.abstractChanges in the population's eating habits have culminated in a greater demand for foods with little or no preparation, and in this context those that are practical and quick to consume and that can be easily transported have spread. To keep up with consumer demand, industries need to put innovations on the market frequently, and for successful acceptance of these products, they have a tool to support them, the sensory analysis. This is capable of evoking, measuring, analyzing and interpreting reactions to the characteristics of foods and materials through various tests, classified into discriminative, descriptive and affective methods. The discriminatives essentially promote the differentiation between products, while the descriptive ones allow the complete description, in a qualitative and quantitative way, of the products through attributes. Affective methods are aimed at obtaining the consumer's opinion about the products and, for this reason, they are among the most used in the food industry. Considering the market growth of fast and practical consumer products, the objective of this work was to present a review of the main sensory tests used by the food industry, with emphasis on affective tests with consumers, and a survey of studies that show the use of the latter in this category products, which incorporates foods such as snacks, cookies, donuts and beverages. Based on the works analyzed in this study, the wide use of the hedonic scale was noticed, along with the purchase intention, showing the flexibility and ease of use of these scales. However, for this food segment, there was a large number of studies aimed at a small contingent of products, which reinforces the need to expand research to include more items, such as extruded snacks, ginger soda and kombucha, among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectSensory analysispt_BR
dc.subjectTestes de consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer testspt_BR
dc.subjectAlimentos práticospt_BR
dc.subjectPractical foodspt_BR
dc.titleAnálise sensorial: uma revisão sobre os métodos sensoriais e aplicação dos testes afetivos em alimentos práticos para consumopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sentanin, Michelle Andriati-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1721216154351728pt_BR
dc.contributor.referee1Guidi, Letícia Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2059026424367284pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marieli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0319553226367365pt_BR
dc.creator.LattesNão possuipt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças nos hábitos alimentares da população culminaram na maior procura por alimentos de pouco ou nenhum preparo, e nesse contexto difundiram-se aqueles de consumo prático e rápido e que podem ser transportados facilmente. Para acompanhar a demanda dos consumidores, as indústrias precisam colocar inovações no mercado frequentemente, e para que haja êxito na aceitação desses produtos, elas dispõem de uma ferramenta para subsidiá-las, a análise sensorial. Esta é capaz de evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais por meio de diversos testes, classificados em métodos discriminativos, descritivos e afetivos. Os discriminativos promovem essencialmente a diferenciação entre produtos, enquanto os descritivos permitem a descrição completa, de forma qualitativa e quantitativa dos produtos por meio de atributos. Os métodos afetivos são direcionados à obtenção da opinião do consumidor acerca dos produtos e, por essa razão, estão entre os mais empregados na indústria alimentícia. Considerando o crescimento do mercado de produtos de consumo rápido e prático, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma revisão dos principais testes sensoriais utilizados pela indústria alimentícia, com destaque aos testes afetivos com consumidores, e um levantamento de estudos que mostram emprego destes últimos nesta categoria de produtos, que incorpora alimentos como snacks, biscoitos, donuts e bebidas. Com base nos trabalhos analisados neste estudo, percebeu-se a ampla utilização da escala hedônica, juntamente com a intenção de compra, evidenciando a flexibilidade e facilidade de emprego destas escalas. Contudo, para esse segmento de alimentos, notou-se um grande número de estudos direcionados a um pequeno contingente de produtos, o que reforça a necessidade de ampliação das pesquisas a fim de contemplar mais itens, como snacks extrusados, ginger soda e kombucha, dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Alimentospt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOSpt_BR
dc.orcid.putcode104217501-
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