Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33683
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-5400-2699
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise sensorial: uma revisão sobre os métodos sensoriais e aplicação dos testes afetivos em alimentos práticos para consumo
Autor(es): Alves, Ana Caroline
Primeiro orientador: Sentanin, Michelle Andriati
Primeiro membro da banca: Guidi, Letícia Rocha
Segundo membro da banca: Lima, Marieli de
Resumo: As mudanças nos hábitos alimentares da população culminaram na maior procura por alimentos de pouco ou nenhum preparo, e nesse contexto difundiram-se aqueles de consumo prático e rápido e que podem ser transportados facilmente. Para acompanhar a demanda dos consumidores, as indústrias precisam colocar inovações no mercado frequentemente, e para que haja êxito na aceitação desses produtos, elas dispõem de uma ferramenta para subsidiá-las, a análise sensorial. Esta é capaz de evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais por meio de diversos testes, classificados em métodos discriminativos, descritivos e afetivos. Os discriminativos promovem essencialmente a diferenciação entre produtos, enquanto os descritivos permitem a descrição completa, de forma qualitativa e quantitativa dos produtos por meio de atributos. Os métodos afetivos são direcionados à obtenção da opinião do consumidor acerca dos produtos e, por essa razão, estão entre os mais empregados na indústria alimentícia. Considerando o crescimento do mercado de produtos de consumo rápido e prático, o objetivo desse trabalho foi apresentar uma revisão dos principais testes sensoriais utilizados pela indústria alimentícia, com destaque aos testes afetivos com consumidores, e um levantamento de estudos que mostram emprego destes últimos nesta categoria de produtos, que incorpora alimentos como snacks, biscoitos, donuts e bebidas. Com base nos trabalhos analisados neste estudo, percebeu-se a ampla utilização da escala hedônica, juntamente com a intenção de compra, evidenciando a flexibilidade e facilidade de emprego destas escalas. Contudo, para esse segmento de alimentos, notou-se um grande número de estudos direcionados a um pequeno contingente de produtos, o que reforça a necessidade de ampliação das pesquisas a fim de contemplar mais itens, como snacks extrusados, ginger soda e kombucha, dentre outros.
Abstract: Changes in the population's eating habits have culminated in a greater demand for foods with little or no preparation, and in this context those that are practical and quick to consume and that can be easily transported have spread. To keep up with consumer demand, industries need to put innovations on the market frequently, and for successful acceptance of these products, they have a tool to support them, the sensory analysis. This is capable of evoking, measuring, analyzing and interpreting reactions to the characteristics of foods and materials through various tests, classified into discriminative, descriptive and affective methods. The discriminatives essentially promote the differentiation between products, while the descriptive ones allow the complete description, in a qualitative and quantitative way, of the products through attributes. Affective methods are aimed at obtaining the consumer's opinion about the products and, for this reason, they are among the most used in the food industry. Considering the market growth of fast and practical consumer products, the objective of this work was to present a review of the main sensory tests used by the food industry, with emphasis on affective tests with consumers, and a survey of studies that show the use of the latter in this category products, which incorporates foods such as snacks, cookies, donuts and beverages. Based on the works analyzed in this study, the wide use of the hedonic scale was noticed, along with the purchase intention, showing the flexibility and ease of use of these scales. However, for this food segment, there was a large number of studies aimed at a small contingent of products, which reinforces the need to expand research to include more items, such as extruded snacks, ginger soda and kombucha, among others.
Palavras-chave: Análise sensorial
Sensory analysis
Testes de consumidor
Consumer tests
Alimentos práticos
Practical foods
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Ana Caroline. Análise sensorial: uma revisão sobre os métodos sensoriais e a aplicação dos testes afetivos em alimentos práticos para consumo. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33683
Data de defesa: 6-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Alimentos (Patos de Minas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseSensorialRevisão.pdf816.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.