Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33674
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Embargo Date: 2021-11-30
Title: Desafios e conquistas na educação de jovens e adultos EJA
Author: Cunha, Ana Lúcia Alves
First Advisor: Santos, Sônia Maria dos
First member of the Committee: Santos, Sônia Maria dos
Second member of the Committee: Não se aplica, Não se aplica
Summary: Este trabalho é o resultado de nossas pesquisas no campo do aprofundamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Propomos um estudo sobre essa modalidade de ensino no contexto brasileiro observando as políticas públicas nessa área. Conduzimos a discussão e mostramos alguns dos fatores pedagógicos que determinam o sucesso ou o fracasso da escola. O escopo principal foi analisar o papel social da EJA no combate às desigualdades sociais por meio da prática docente. Para realizar esta pesquisa, nos baseamos em alguns teóricos, como Paulo Freire e Moacir Gadotti. Chegamos à conclusão de que simplesmente matricular indivíduos ou colocá-los nas escolas não é suficiente. É necessário criar condições para a permanência dos alunos, pois a inclusão não se resume ao ato de incluir, mas de oferecer um contínuo amparo no crescimento do aluno.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Papel social
Prática docente
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CUNHA, Ana Lúcia Alves. Desafios e conquistas na educação de jovens e adultos (EJA). 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33674
Date of defense: 30-Nov-2021
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafiosConquistasEducação.pdf493.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons