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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Literatura na educação infantil: possíveis contribuições no desenvolvimento cognitivo e formação de leitores
Autor(es): Silva, Gláucia Rabelo da
Primeiro orientador: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Primeiro membro da banca: Miyoshi, Simone Cléa dos Santos
Segundo membro da banca: Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz
Resumo: O presente trabalho é resultado de estudos desenvolvidos no trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no ano de 2021. Nosso objetivo no presente trabalho foi identificar e analisar as possíveis contribuições da literatura na Educação Infantil no que tange o processo do desenvolvimento cognitivo, social e formação de leitores, além de analisar a importância do trabalho com a Literatura Infantil enquanto um meio de desenvolver a democratização do acesso à literatura e ainda propor uma análise sobre sua relação com a formação docente. Buscaremos também identificar e destacar a importância da formação do professor enquanto leitor e apreciador da leitura de maneira geral. As questões que nortearam nossa pesquisa foram: Qual o papel da literatura na Educação Infantil? Qual o papel do professor enquanto mediador do trabalho com a literatura infantil? Como desenvolver o processo de democratização do acesso à literatura? Qual a importância do papel da formação do professor enquanto leitor e apreciador da leitura? Quais os principais acontecimentos que permeiam nossas memórias sobre literatura? No que se refere à metodologia, optamos pela pesquisa qualitativa. Apresentaremos também um memorial com nossa trajetória com a literatura e abordaremos algumas questões sobre o papel da literatura enquanto um recurso fundamental para o processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos escolares, desde a Educação Infantil. Em linhas gerais, esse trabalho nos possibilitou compreender a importância do trabalho literário na vida familiar e escolar. Acredita-se que seja necessário estimular as crianças desde a primeira infância para o hábito da leitura. Vale ressaltar também que o interesse pela leitura é o ponto de partida da formação do leitor, portanto convidá-las a ler requer atitude dos professores. Quando os professores são fascinados pela literatura e dão o exemplo para crianças, o hábito da leitura se constrói.
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Educação Infantil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Gláucia Rabelo da. Literatura na educação infantil: possíveis contribuições no desenvolvimento cognitivo e formação de leitores. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33662
Data de defesa: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

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