Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33662
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Gláucia Rabelo da-
dc.date.accessioned2021-12-02T16:06:02Z-
dc.date.available2021-12-02T16:06:02Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.citationSILVA, Gláucia Rabelo da. Literatura na educação infantil: possíveis contribuições no desenvolvimento cognitivo e formação de leitores. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33662-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleLiteratura na educação infantil: possíveis contribuições no desenvolvimento cognitivo e formação de leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fernanda Duarte Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530209398344202pt_BR
dc.contributor.referee1Miyoshi, Simone Cléa dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108607797425296pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de estudos desenvolvidos no trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no ano de 2021. Nosso objetivo no presente trabalho foi identificar e analisar as possíveis contribuições da literatura na Educação Infantil no que tange o processo do desenvolvimento cognitivo, social e formação de leitores, além de analisar a importância do trabalho com a Literatura Infantil enquanto um meio de desenvolver a democratização do acesso à literatura e ainda propor uma análise sobre sua relação com a formação docente. Buscaremos também identificar e destacar a importância da formação do professor enquanto leitor e apreciador da leitura de maneira geral. As questões que nortearam nossa pesquisa foram: Qual o papel da literatura na Educação Infantil? Qual o papel do professor enquanto mediador do trabalho com a literatura infantil? Como desenvolver o processo de democratização do acesso à literatura? Qual a importância do papel da formação do professor enquanto leitor e apreciador da leitura? Quais os principais acontecimentos que permeiam nossas memórias sobre literatura? No que se refere à metodologia, optamos pela pesquisa qualitativa. Apresentaremos também um memorial com nossa trajetória com a literatura e abordaremos algumas questões sobre o papel da literatura enquanto um recurso fundamental para o processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos escolares, desde a Educação Infantil. Em linhas gerais, esse trabalho nos possibilitou compreender a importância do trabalho literário na vida familiar e escolar. Acredita-se que seja necessário estimular as crianças desde a primeira infância para o hábito da leitura. Vale ressaltar também que o interesse pela leitura é o ponto de partida da formação do leitor, portanto convidá-las a ler requer atitude dos professores. Quando os professores são fascinados pela literatura e dão o exemplo para crianças, o hábito da leitura se constrói.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LiteraturaEducaçãoInfantil.pdf307.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.