Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33662
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Gláucia Rabelo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T16:06:02Z | - |
dc.date.available | 2021-12-02T16:06:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gláucia Rabelo da. Literatura na educação infantil: possíveis contribuições no desenvolvimento cognitivo e formação de leitores. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33662 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Literatura na educação infantil: possíveis contribuições no desenvolvimento cognitivo e formação de leitores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fernanda Duarte Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2530209398344202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5380929287559729 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9108607797425296 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho é resultado de estudos desenvolvidos no trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no ano de 2021. Nosso objetivo no presente trabalho foi identificar e analisar as possíveis contribuições da literatura na Educação Infantil no que tange o processo do desenvolvimento cognitivo, social e formação de leitores, além de analisar a importância do trabalho com a Literatura Infantil enquanto um meio de desenvolver a democratização do acesso à literatura e ainda propor uma análise sobre sua relação com a formação docente. Buscaremos também identificar e destacar a importância da formação do professor enquanto leitor e apreciador da leitura de maneira geral. As questões que nortearam nossa pesquisa foram: Qual o papel da literatura na Educação Infantil? Qual o papel do professor enquanto mediador do trabalho com a literatura infantil? Como desenvolver o processo de democratização do acesso à literatura? Qual a importância do papel da formação do professor enquanto leitor e apreciador da leitura? Quais os principais acontecimentos que permeiam nossas memórias sobre literatura? No que se refere à metodologia, optamos pela pesquisa qualitativa. Apresentaremos também um memorial com nossa trajetória com a literatura e abordaremos algumas questões sobre o papel da literatura enquanto um recurso fundamental para o processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos escolares, desde a Educação Infantil. Em linhas gerais, esse trabalho nos possibilitou compreender a importância do trabalho literário na vida familiar e escolar. Acredita-se que seja necessário estimular as crianças desde a primeira infância para o hábito da leitura. Vale ressaltar também que o interesse pela leitura é o ponto de partida da formação do leitor, portanto convidá-las a ler requer atitude dos professores. Quando os professores são fascinados pela literatura e dão o exemplo para crianças, o hábito da leitura se constrói. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LiteraturaEducaçãoInfantil.pdf | 307.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.