Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33662| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Literatura na educação infantil: possíveis contribuições no desenvolvimento cognitivo e formação de leitores |
| Author: | Silva, Gláucia Rabelo da |
| First Advisor: | Silva, Fernanda Duarte Araújo |
| First member of the Committee: | Miyoshi, Simone Cléa dos Santos |
| Second member of the Committee: | Gonçalves, Glaucia Signorelli de Queiroz |
| Summary: | O presente trabalho é resultado de estudos desenvolvidos no trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no ano de 2021. Nosso objetivo no presente trabalho foi identificar e analisar as possíveis contribuições da literatura na Educação Infantil no que tange o processo do desenvolvimento cognitivo, social e formação de leitores, além de analisar a importância do trabalho com a Literatura Infantil enquanto um meio de desenvolver a democratização do acesso à literatura e ainda propor uma análise sobre sua relação com a formação docente. Buscaremos também identificar e destacar a importância da formação do professor enquanto leitor e apreciador da leitura de maneira geral. As questões que nortearam nossa pesquisa foram: Qual o papel da literatura na Educação Infantil? Qual o papel do professor enquanto mediador do trabalho com a literatura infantil? Como desenvolver o processo de democratização do acesso à literatura? Qual a importância do papel da formação do professor enquanto leitor e apreciador da leitura? Quais os principais acontecimentos que permeiam nossas memórias sobre literatura? No que se refere à metodologia, optamos pela pesquisa qualitativa. Apresentaremos também um memorial com nossa trajetória com a literatura e abordaremos algumas questões sobre o papel da literatura enquanto um recurso fundamental para o processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos escolares, desde a Educação Infantil. Em linhas gerais, esse trabalho nos possibilitou compreender a importância do trabalho literário na vida familiar e escolar. Acredita-se que seja necessário estimular as crianças desde a primeira infância para o hábito da leitura. Vale ressaltar também que o interesse pela leitura é o ponto de partida da formação do leitor, portanto convidá-las a ler requer atitude dos professores. Quando os professores são fascinados pela literatura e dão o exemplo para crianças, o hábito da leitura se constrói. |
| Keywords: | Leitura Literatura Educação Infantil |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | SILVA, Gláucia Rabelo da. Literatura na educação infantil: possíveis contribuições no desenvolvimento cognitivo e formação de leitores. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33662 |
| Date of defense: | 12-Nov-2021 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| LiteraturaEducaçãoInfantil.pdf | 307.65 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
