Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33658
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2247-4840
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Embargo Date: 2023-11-30
Title: Aproximações recentes entre construcionismo social e terapia no contexto acadêmico brasileiro
Alternate title (s): Recent approaches between social constructionism and therapy in the brazilian academic context
Author: Focchi, Lívia de Arruda
First Advisor: Rasera, Emerson Fernando
First member of the Committee: Guanaes-Lorenzi, Carla
Second member of the Committee: Silva, Gabriela Martins
Summary: Considerando a crescente difusão do construcionismo social no Brasil em diferentes áreas da Psicologia, este estudo teve como objetivo geral analisar as aproximações entre terapia e construcionismo social na atualidade do contexto acadêmico brasileiro. Para tal, desenvolveuse um estudo bibliográfico qualitativo que contemplou a análise de conteúdo de 26 pesquisas ligadas à divulgação das terapias socioconstrucionistas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, ou nas plataformas PePSIC e/ou SciELO entre 2010 e 2021. Os resultados da análise possibilitaram a construção dos seguintes eixos temáticos: 1) A difusão das terapias socioconstrucionistas no contexto acadêmico brasileiro, 2) O movimento construcionista na academia, e 3) Que terapia é essa?. Foi possível identificar que o tema das terapias construcionistas tem sido divulgado com pouca frequência no meio investigado, principalmente por psicólogas(os) que, no geral, visaram a análise de diferentes abordagens, conceitos e técnicas terapêuticas, de processos terapêuticos e suas implicações, bem como da difusão de teorias e técnicas entre terapeutas familiares. Notou-se ainda que os estudos analisados se aproximam dos discursos de Gergen, Anderson e McNamee, especialmente para se pensar a clínica como uma construção social, confirmando que diferentes tendências construcionistas vêm sendo produzidas e divulgadas no país. Além disso, a análise permitiu compreender que as noções de terapia ligadas ao construcionismo estão sendo tipicamente associadas à comunicação, relacionamento e à mudança dos sentidos de problema, e que as práticas relatadas estiveram, sobretudo, direcionadas para famílias e pessoas adultas, sob a influência da abordagem colaborativa de Anderson e Goolishian, dos processos reflexivos de Andersen, e das práticas narrativas de White e Epston.
Abstract: Considering the growing diffusion of the social constructionism in Brazil in different areas of Psychology, this study had as general objective to analyze the approximations between therapy and social constructionism in the current brazilian academic context. To this end, a qualitative bibliographic study was developed that included the content analysis of 26 researches related to the dissemination of socio-constructionist therapies in the CAPES Theses and Dissertations Catalog, or in the PePSIC and/or SciELO platforms between 2010 and 2021. The results of analysis enabled the construction of the following thematic axes: 1) The dissemination of socio-constructionist therapies in the Brazilian academic context, 2) The constructionist movement in academia, and 3) What is this therapy?. It was possible to identify that the theme of constructionist therapies has been infrequently publicized in the investigated environment, mainly by psychologists who, in general, aimed at the analysis of different therapeutic approaches, concepts and techniques, therapeutic processes and their implications, as well as the diffusion of theories and techniques among family therapists. It was also noted that the analyzed studies are close to the speeches of Gergen, Anderson and McNamee, especially to think of the clinic as a social construction, confirming that different constructionist trends have been produced and disseminated in the country. In addition, the analysis allowed us to understand that the notions of therapy linked to constructionism are typically being associated with communication, relationship and changing the meanings of the problem, and that the reported practices were, above all, directed towards families and adults, under the influence Anderson and Goolishian's collaborative approach, Andersen's reflective processes, and White and Epston's narrative practices.
Keywords: terapia
therapy
construcionismo social
social constructionism,
difusão do conhecimento
knowledge diffusion
Psicologia
Psychology
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Subject: Psicologia
Terapia
Construindo o compromisso social da psicologia
Educação e psicologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Quote: FOCCHI, Lívia de Arruda. Aproximações recentes entre construcionismo social e terapia no contexto acadêmico brasileiro. 2021. 114 f. Dissertação (mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.591.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.591
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33658
Date of defense: 5-Nov-2021
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aproximaçõesrecentesentre.pdfDissertação854.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons