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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Término do embargo: 2021-11-30
Título: Educação inclusiva como direito humano: da aceitação das diferenças à garantia do direito de aprender de crianças e adolescentes com deficiência
Autor(es): Santos, Cláudio Pinheiro dos
Primeiro orientador: Melo, Geovana Ferreira
Primeiro membro da banca: x, x
Segundo membro da banca: x, x
Terceiro membro da banca: x, x
Quarto membro da banca: x, x
Resumo: O objetivo deste trabalho é evidenciar que as crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais são sujeitos de direitos garantidos e analisar os pressupostos teóricos e marcadores legais referentes a Educação em Direitos Humanos, no que concerne principalmente ao processo histórico da Educação Especial no Brasil. O ponto de partida foi a produção de um Memorial que leva em consideração todo o processo de vida escolar, as construções e concepções de educação, no sentido de justificar as motivações para a escolha da temática nesta área. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, que é considerada uma importante forma de estudos para a área de educação e para a análise das informações, tendo em vista o alcance dos objetivos propostos. Destaca-se o papel fundamental da Educação em Direitos Humanos ao considerar a pessoa com deficiência um ser de direitos, sem distinções e qual a formação está sendo ofertada para essas pessoas a fim de garantir efetivamente uma vida digna e significativa.
Notas: 100
Palavras-chave: Direitos humanos
Educação em direitos humanos
Educação especial
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Cláudio Pinheiro dos. Educação inclusiva como direito humano: da aceitação das diferenças à garantia do direito de aprender de crianças e adolescentes com deficiência. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33645
Data de defesa: 25-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

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