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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33645
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Fecha de embargo: | 2021-11-30 |
Título: | Educação inclusiva como direito humano: da aceitação das diferenças à garantia do direito de aprender de crianças e adolescentes com deficiência |
Autor: | Santos, Cláudio Pinheiro dos |
Primer orientador: | Melo, Geovana Ferreira |
Primer miembro de la banca: | x, x |
Segundo miembro de la banca: | x, x |
Tercer miembro de la banca: | x, x |
Cuarto miembro de la banca: | x, x |
Resumen: | O objetivo deste trabalho é evidenciar que as crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais são sujeitos de direitos garantidos e analisar os pressupostos teóricos e marcadores legais referentes a Educação em Direitos Humanos, no que concerne principalmente ao processo histórico da Educação Especial no Brasil. O ponto de partida foi a produção de um Memorial que leva em consideração todo o processo de vida escolar, as construções e concepções de educação, no sentido de justificar as motivações para a escolha da temática nesta área. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, que é considerada uma importante forma de estudos para a área de educação e para a análise das informações, tendo em vista o alcance dos objetivos propostos. Destaca-se o papel fundamental da Educação em Direitos Humanos ao considerar a pessoa com deficiência um ser de direitos, sem distinções e qual a formação está sendo ofertada para essas pessoas a fim de garantir efetivamente uma vida digna e significativa. |
Notas: | 100 |
Palabras clave: | Direitos humanos Educação em direitos humanos Educação especial |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Cláudio Pinheiro dos. Educação inclusiva como direito humano: da aceitação das diferenças à garantia do direito de aprender de crianças e adolescentes com deficiência. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33645 |
Fecha de defensa: | 25-nov-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
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